ACIGABC

Destaque

PESQUISA DO MERCADO IMOBILIÁRIO


29.09.2017



ACIGABC divulga pesquisa imobiliária do primeiro semestre de 2017

Região registra queda de 44% nas vendas em relação ao mesmo período no ano passado; estoques diminuíram 24%

A ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) divulgou a Pesquisa Imobiliária do primeiro semestre de 2017. No período o Grande ABC sofreu redução no número de vendas da ordem de 44% em relação ao primeiro semestre de 2016, resultado da desaceleração da economia na região como um todo, refletindo a insegurança muito grande do público consumidor em adquirir imóveis, principalmente no tocante à manutenção de emprego e renda.

A pesquisa também aponta a continuidade na redução no número de lançamentos, uma queda de 71% com relação ao mesmo semestre do ano anterior, o que ainda reflete o baixo grau de confiança dos empresários do setor em relação à situação econômica e política do país.

Mauá, Diadema e São Caetano não apresentaram lançamentos no período. Com isso a região percebeu sensível redução nos estoques. Houve uma queda de 24%, com venda de 954 unidades. O presidente da ACIGABC, Marcus Santaguita, explica que as empresas continuam focadas na venda dos estoques ao invés de se concentrar em lançamentos.

O indicador de Velocidade de Vendas sobre Oferta (VSO), que apura o porcentual de vendas em relação à quantidade de imóveis disponíveis no mercado, vem se recuperando desde o início do ano. Passou de 3,4% em janeiro para 6,2% em junho.

“Historicamente, o segundo semestre apresenta melhores resultados. Nossa expectativa é de que tenhamos recuperação lenta e gradativa do setor neste fim de ano, acompanhando os nú­meros da macroeconomia. Com a redução dos juros, a inflação sob controle e a melhora dos indicadores de emprego, acreditamos em recuperação mais acentuada a partir de 2018”, aponta Marcus Santaguita.

 

Clique aqui para acessar a pesquisa completa

últimos destaques

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.