ACIGABC

Destaque

CURSO ALERTA SOBRE SEGURANÇA PREDIAL NO ABC


26.07.2012



Teve início na última terça-feira, 24/7, o curso Segurança Predial na sede da ACIGABC (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), entidade que representa o Secovi-SP (Sindicato da Habitação) na região.

A primeira aula foi ministrada por José Elias de Godoy, capitão da Polícia Militar do Estado de São Paulo, que destacou a importância de conscientizar condôminos e funcionários quanto à importância da prevenção: “Em cerca de 90% dos assaltos a condomínios, os bandidos entram pela própria portaria. Isso acontece por descuido e falta de conhecimento”, informou.

Baseado na apresentação de estratégias e cases, o curso aborda procedimentos e posturas que ajudam a evitar situações de risco. “O preparo dos funcionários, o uso correto dos equipamentos de segurança e a conscientização de síndicos e condôminos são fatores essenciais à diminuição das ocorrências de assaltos e roubos”, afirmou o capitão.

Godoy iniciou o curso falando sobre a estrutura do condomínio e as vulnerabilidades que facilitam a entrada dos bandidos. Segundo ele, os assaltos em prédios acontecem pela facilidade e rentabilidade destas ações, e os fatores que mais influenciam na escolha do alvo são: localização, ausência ou deficiência do sistema de segurança, visual aparente, veículos caros, entre outros.

O capitão explicou que há duas modalidades de assaltos em condomínios: as ações pontuais, em unidades específicas, e os arrastões, que envolvem várias unidades e, normalmente, implicam no domínio da portaria. “Este segundo tipo é mais comum em condomínios de classe alta, com no máximo duas torres e uma entrada.”

Entre as peculiaridades nos roubos a prédios, Godoy destacou que é comum os assaltantes se passarem por moradores ou prestadores de serviço. Esse tipo de golpe pode ser evitado com um bom sistema de controle de entrada. “A segurança planejada e benfeita acaba com a maior arma do bandido: o fator surpresa.”

Para Eduardo Castro Gonçalves, gerente da Casa do Construtor de Santo André, empresa apoiadora do evento, a iniciativa é fundamental para aperfeiçoar os sistemas de segurança. “Nós concordamos com esse propósito do curso, pois a prevenção é a melhor forma de preservar os condomínios, e os prestadores de serviço também estão inseridos neste processo.”

O curso vai até o dia 2/8 (terças e quintas-feiras). Nas próximas aulas, serão abordados temas como o uso de equipamentos eletrônicos, controle da portaria, meios de comunicação, principais delitos, medidas de emergência e estudos de caso.













últimos destaques

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.