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PLANO DE CURSO CONDOMÍNIOS


15.04.2014



PLANO  DE CURSO

Tema: CONDOMÍNIOS
Título: Administração de Condomínios – Módulo I – com Transmissão Simultânea


1.    Objetivos
Geral: contribuir com a profissionalização do mercado através do exercício eficaz da administração condominial, oferecendo de forma integrada e multidisciplinar a aquisição de conhecimentos fundamentais e básicos que propiciem o desenvolvimento de competências  profissionais, habilidades e atitudes propositivas para a gestão e administração qualificada de condomínios.

Específico: de forma integrada e relacional, propicia a aquisição de conhecimentos básicos e específicos do universo condominial referentes às questões jurídicas, administrativas, financeiras, manutenção, segurança e comportamentais. Visando qualificar, otimizar e agregar valor ao atendimento das demandas e necessidades coletivas e individuais da comunidade condominial.

2.    Público-alvo
Síndicos; subsíndicos; funcionários de administradoras de condomínios; funcionários de gestão de patrimônio imobiliário de empresas; profissionais do mercado de administração imobiliária e condominial; profissionais da área de flats e shoppings; gestores prediais e gerente predial; pessoas interessadas em atuar na área.

3.    Pré-requisitos

Conhecimentos básicos de aritmética: porcentagem, fração e regra de três.

4.    Competência

Este curso contribui para o desenvolvimento da seguinte competência:
Preparar os participantes a ampliar seus conhecimentos sobre Administração Condominial. Para isso, este curso envolve os seguintes tópicos e ações:

•    Noção histórica do surgimento e evolução social do conceito condomínio
•    Conhecer as características fundamentais da estrutura formal do condomínio edilício
•    Identificar direitos e deveres com relação à propriedade e o uso entre proprietários, inquilinos e     usuários
•    Identificar os principais aspectos da legislação condominial para o funcionamento legal do     condomínio
•    Identificar as principais características e diferenças de função entre a convenção e o regimento     interno
•    Compreensão básica da natureza jurídica e os tipos de assembleia
•    Identificar as responsabilidades da administradora e do síndico
•    Compreensão básica da estrutura técnica da gestão financeira do condomínio e seus     parâmetros legais
•    Conhecer a legislação condominial específica que regra as multas e estabelece relações com     os direitos e deveres dos condôminos
•    Conhecer as principais obrigações relativas à legislação trabalhista e sua hierarquia:     Constituição, CLT e Convenção Coletiva
•    Conhecer a composição da folha de pagamento: salário, adicionais, benefícios e encargos     sociais
•    Compreender de forma básica os tipos de manutenção e as relações custos x benefícios x     segurança
•    Compreensão básica de como montar um programa de manutenção preventiva para agregar     valor a gestão e administração condominial
•    Compreender as limitações legais do síndico para autorizar e monitorar obras nas unidades     privativas e a importância do condomínio ter um manual de obras e reformas
•    Ter compreensão básica de como elaborar um programa de gerenciamento de riscos como     ferramenta de segurança e agregação de valor à gestão e administração condominial
•    Conhecer basicamente a estrutura e finalidade dos programas PPRA, PCMSO e CIPA
•    Saber identificar e classificar os riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio e     compreender de forma básica os métodos de extinção do fogo
•    Compreender basicamente as características e função dos equipamentos de combate a     incêndio obrigatório no sistema condomínio
•    Compreender basicamente as normas, legislação e procedimentos de manutenção preventiva     dos sistemas e equipamentos de combate a incêndio do sistema condomínio

5.    Ementa

•    Perfil Histórico do Conceito Condomínio
•    Estrutura Formal do Condomínio Edilício
•    Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
•    Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
•    Assembleia Condominial
•    Gestão e Administração do Condomínio Edilício
•    Administração Financeira do Condomínio Edilício
•    Cobrança Extrajudicial
•    Administração de Pessoal - Legislação Trabalhista
•    Atendimento com Foco no Cliente
•    Gestão do Sistema de Manutenção Predial
•    Gestão de Reformas e Alterações de Uso
•    Gerenciamento de Riscos no Condomínio
•    Sistema de Segurança Contra Incêndio
   
6.    Programa


Breve Perfil Histórico do Conceito Condomínio
•    Comunhão
•    Condomínio
•    Direito de Posse
•    Função Social da Propriedade
•    Propriedade Condominial

Estrutura Formal do Condomínio Edilício
•    Condomínio Edilício
•    Área privativa (unidade exclusiva)
•    Áreas de uso comum
•    Fração ideal
•    Propriedade pública/entorno
•    Condômino - Proprietário
•    Inquilino – Usuário
•    Tipos de condomínio

Perfil da Legislação Aplicada ao Condomínio
•    Costumes - Legislação
•    Hierarquia da legislação
•    Legislação - Singularidades

Organização e Funcionamento do Condomínio Edilício
•    Convenção do Condomínio
•    Regimento Interno
•    Corpo Diretivo
•    Assembleia Condominial
•    Assembleia como ato jurídico

Assembleia Condominial
•    Natureza jurídica
•    Tipos e procedimentos para realização
•    Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores.
•    Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
•    Demonstrar a habilidade de saber ouvir
•    Interpretar o comportamento não verbal
•    Comparar estilos de resolução de conflitos
•    Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores
•    Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
•    Demonstrar a habilidade de saber ouvir
•    Interpretar o comportamento não verbal
•    Descrever a autoridade do Conselho Administrativo e a importância de educar o Conselho sobre suas responsabilidades
•    Definir os diversos tipos de reuniões (do conselho, especiais, anuais, emergenciais, executivas etc.) e suas políticas e procedimentos.
•    Conduzir os processos de reunião pertinentes, incluindo as atas e a exigência legal de aviso prévio.

Gestão e Administração do Condomínio Edilício
•    Gestão Condominial
•    Administração Condominial
•    Autogestão
•    Responsabilidade Civil
•    Dolo
•    Culpa
•    Negligência
•    Imprudência
•    Imperícia
•    Responsabilidade Subjetiva
•    Responsabilidade Objetiva
•    Responsabilidade Subsidiária

Administração Financeira do Condomínio Edilício
•    Despesas ordinárias
•    Despesas extraordinárias
•    Tipos de Rateios
•    Fundo de reserva
•    Previsão orçamentária
•    Prestação de contas
•    Tipos de contas
•    Contas contábeis

Cobrança Extrajudicial
•    Cobrança Extrajudicial
•    Proprietário Condominial
•    Cessionário
•    Promitente
•    Inadimplência Condominial
•    Notificação Extrajudicial
•    Mediação
•    Conciliação
•    Novação

Administração de Pessoal
•    Legislação Trabalhista
•    Admissão e Demissão
•    Piso Salarial
•    Convenção Coletiva
•    Profissões existentes no condomínio
•    Contratos de Trabalho
•    Salário
•    Adicionais
•    Benefícios
•    Encargos Sociais
•    Hora Extra
•    Compreender a importância da análise da função nos seguintes aspectos:
o    Identificar práticas de contratação eficazes
o    Orientar o colaborador de forma bem sucedida
o    Realizar avaliações de desempenho efetivas
o    Lidar com ações disciplinares legalmente
o    Gerenciar a rotatividade de colaboradores


Atendimento com Foco no Atendimento ao Cliente
Técnicas e Estratégias de Abordagem no Atendimento
•    A importância da personalização do contato
•    Como utilizar a abordagem e condução do diálogo com o cliente
•    Conduzindo o contato com foco do cliente, monitorar e acompanhar os controles das atividades
•    Como fazer quando deixar o cliente aguardando uma resposta
•    Administrar o tempo de atendimento x solução
•    Descrever o relacionamento do administrador com o conselho, moradores e colaboradores.
•    Reconhecer as mais comuns barreiras de comunicação
•    Demonstrar a habilidade de saber ouvir
•    Interpretar o comportamento não verbal
•    Comparar estilos de resolução de conflitos


Gestão do Sistema de Manutenção Predial
•    Manutenção no contexto da relação custo e benefício
•    Manutenção como cultura
•    Programa de manutenção preventiva
•    Manutenção como responsabilidade de gestão e administração
•    Tipos de manutenção e relação custo, benefício e segurança
•    Círculo virtuoso e círculo tortuoso como processo de valorização social e patrimonial
•    Desempenho e vida útil dos equipamentos
•    Normas técnicas: função, especificidades e eficiência
•    Responsabilidade técnica
•    Relação de competências entre inspeção, vistoria e fiscalização
•    Vistoria como ferramenta de prevenção

Gestão de Reformas e Alterações de Uso
•    Diferenças entre manutenção, reforma e alterações de uso
•    Relações entre reformas, unidades privativas, áreas comuns e estrutura do prédio
•    Critérios legais, normativos e de segurança referentes a reformas
•    Gerenciamento de riscos no condomínio
•    Riscos existentes no sistema condomínio
•    Riscos inerentes e riscos possíveis
•    Dimensões do risco: probabilidade e impacto
•    Gerenciamento de riscos: método e estratégias
•    Classificação dos tipos de riscos conforme origem e causas
•    Normas Regulamentadoras de Segurança e Saúde no Trabalho: funções e especificidades
•    CIPA, PPRA e PCMSO

Sistema de Segurança Contra Incêndio
•    Incêndio como fenômeno passível de ser prevenido e controlado
•    Riscos potenciais de incêndio no sistema condomínio
•    Ciência do Fogo: causa, composição e extinção
•    Combustão, fogo e incêndio
•    Combustível, comburente e calor
•    Métodos de extinção: abafamento, remoção de material e resfriamento
•    Ações preventivas: normatização e procedimentos específicos
•    Equipamentos e sistemas fundamentais: normatização, funcionamento e manutenção preventiva
•    Legislação específica: estadual e municipal
•    Brigada de incêndio
•    Equipe de emergência

7.    Avaliação da Aprendizagem
Será realizada prova de avaliação ao término do curso com a finalidade de identificar o nível de aprendizagem conforme os objetivos estabelecidos.
A avaliação terá os seguintes critérios:
•    Aplicação no último dia de aula
•    50 questões de múltipla escolha
•    Nota: de 0 a 10 pontos
•    Média de aprovação: 6 (seis)
Para os que não atingirem a média, será realizada nova prova de recuperação, no dia e horário agendado pela Universidade Secovi.

8.    Perfil dos Docentes

Marco Cesar Braga Gubeissi
Administrador de Empresas pela FAAP; Advogado pela FMU; ARM - pelo IREM/EUA; CPM - pelo IREM/EUA; Coordenador do Núcleo das Administradoras de Condomínios; Vice-Presidente do Capítulo Brasileiro do IREM; Sócio da Verti Administração e Assessoria Imobiliária.

Michel Rosenthal Wagner - Advogado graduado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo; Membro Técnico e do Conselho Jurídico da Vice Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios – SECOVI; Especialista em Direito Imobiliário Empresarial, Contratos, Direito Educacional, e Arbitragem; Presidente da Comissão de Direito Imobiliário Urbano e de Vizinhança da OAB/SP – seccional Pinheiros; Autor da obra Direito Imobiliário, Condominial, Urbano e de Vizinhança (AUDIOLIVRO); Membro da Sociedade Latino Americana de Real State e pós graduando na Pontifícia Universidade Católica de SP.

Ricardo dos Santos Ferreira Gonçalves
Engenheiro Civil formado pela FAAP; Especialista em Gerenciamento de Empreendimentos Imobiliários formado pela Fundação Getúlio Vargas; Membro da Vice-Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi; Instrutor da Universidade Secovi.

Sergio Meira de Castro Neto
Engenheiro Civil; atualmente Sócio Diretor da Cassiporés Imóveis; Diretor de Condomínios da Vice-Presidência de Administração Imobiliária e Condomínios do Secovi-SP.

Wanda Sanchez -
Psicóloga, Escritora e Palestrante em Customer Services em todo Brasil. Fez parte do corpo docente do Centro Universitário Ibero-Americano, estruturando o curso Gestão de Relacionamento com o Cliente. Contribuiu em empresas como: Correios, Sabesp, AES Eletropaulo, Bradesco, Natura, Senac, entre outras. É autora do livro premiado pela Associação Brasileira de Teleserviços: "Monitoria do Relacionamento com o Cliente – Desenvolvendo Talentos e Alcançando resultados no Relacionamento com o Cliente”.

Wilson Cedismondi
Formado em Administração de Empresas pela Fecap (Fundação Escola Álvares Penteado) e Fatec-Uniesp, com especialização em Psicologia Empresarial. Especialista em Auditoria Trabalhista e Gestão de Pessoal. Professor da Universidade Secovi-SP, Faculdade e Colégio Radial, ministrando os temas Administração Financeira, Administração de Recursos Humanos, Administração Mercadológica, Organização Técnica Comercial, Treinamento Motivacional e Desenvolvimento Pessoal. É consultor do setor de treinamento do SindusCon-SP, Sindeprestem-SP e do Sescon-SP. Com especialidade na área condominial e construção civil desde 1998.

9.    Certificado
Serão fornecidos certificados aos alunos aprovados na avaliação e que tiverem uma frequência mínima de 75%. Este curso conta pontos para a certificação em Especialista em Administração Condominial.

Obs.: Inclui material didático, coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.

10.    Referências Bibliográficas
ANGÉLICO, Américo Izidoro. Condomínio no Novo Código Civil. 3a Edição. Editora Juarez de Oliveira, 2005.
SCHWARTZ, Rosely Benevides de Oliveira. Revolucionando o Condomínio. 13a Edição. Editora Saraiva, 2011.
SOUZA, Agnaldo Celino. Condomínio em Edifícios – Manual do Condômino. 5a Edição. Editora Atlas S.A, 2007.
ELIAS FILHO, Rubens Carmo. As despesas do condomínio edilício. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 2006.
FUCCI, Paulo Eduardo. Condomínio, Estatuto da Cidade e o novo Código Civil. São Paulo: Juarez de Oliveira, 2003.
LOPES, João Batista. Condomínio. 6ª ed. São Paulo: Editora Revista dos Tribunais, 1997.
MALUF, Carlos Alberto Dabus, MARQUES, Márcio Antero Motta Ramos. O condomínio edilício e o novo Código Civil. São Paulo: Saraiva.
KOJRANSKI, Nelson. Condomínio edilício: aspectos jurídicos relevantes. Rio de Janeiro: GZ, 2011.
PEREIRA, Caio Mário da Silva. Condomínios e incorporações. Rio de Janeiro: Forense, 1999.
QUEIROZ, Luiz Fernando de. Guia do condomínio IOB. São Paulo: IOB, 1994.
RUGGIERO, Biasi Antonio. Questões imobiliárias. São Paulo: Saraiva, 1997.
TARCHA, Jorge, SCAVONE JÚNIOR, Luiz Antonio. Despesas ordinárias e extraordinárias de condomínio: manual de orientação para condôminos, síndicos, locadores, locatários e profissionais de direito. São Paulo: J. de Oliveira, 1999.
TERRA, Marcelo. Temas jurídicos nos negócios imobiliários. São Paulo: IOB, 1991.
VIANA, Marco Aurélio S. Manual do condomínio edilício. Rio de Janeiro: Forense, 2009.
BERGAMINI, M.C. Capital Humano – O que é e por que as pessoas investem nele, São Paulo, Nobel, 2001.
FITZ-ENZ J. Retorno do investimento em capital humano, medindo o valor  econômico dos desempenhos dos colaboradores, São Paulo,  Futura, 2000.
GUBMAN, E. L. Talento, Desenvolvendo pessoas e estratégias para obter  resultados extraordinários, São Paulo, Campus, 5ª Edição, 1999.
MATOZO, L., Call Center modismo ou realidade? Rio de Janeiro, Editora Record 2000.
PEPPPERS AND ROGERS GROUP, CRM Series Marketing 1 to 1, São Paulo, Makron Books, 2000.
PEPPPERS AND ROGERS GROUP, Call Center 1 to 1, São Paulo, Makron Books,  2001.
SANCHEZ, WANDA, Monitoria em Call Center – Desenvolvendo talentos  e alcançando resultados no relacionamento com o cliente, São Paulo, Nobel, 2010.

11.    Carga horária e organização curricular: 60 horas
Duração: 15/04 à 17/07 (terça e quinta-feira, das 19 às 22 horas).

12.    Local
Regional Secovi:

13.     Investimento

Curso Completo

Participantes   
À vista com desconto
   
Parcelado

Sócios Secovi   
R$ 1.200,00
   
2 X R$ 642,00   
3 X R$ 424,00   
4 X R$ 324,00   
5 X 264,00

Demais Interessados   
R$ 1.440,00
   
2 X R$ 749,00   
3 X R$ 509,00   
4 X R$ 389,00   
5 X 317,00

Informações Importantes:
1) Os pagamentos parcelados só serão aceitos desde que a última parcela seja quitada até o penúltimo dia do curso.
2) Em casos de cancelamento ou adiamento do curso:
O Curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.
•    Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, correspondente a PESSOA FÍSICA ou PESSOA JURÍDICA apontada na ficha de inscrição como responsável pelo pagamento, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
•    Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail da universidade@secovi.com.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 20 (vinte) dias úteis após indicação dos dados bancários.
O reembolso em ambos os casos será feito única e exclusivamente em nome de quem efetuou o pagamento.
3)  Inclui material didático; coffee-breaks e certificado da Universidade Secovi.
4) A Universidade reserva-se o direito de alterar as datas, horários ou mesmo cancelar programas, dependendo do número de interessados.

14.    Pontuação PQE


Vale  pontos para os segmentos de administração de condomínios/Associações de Adquirentes de Lotes.


           
Este curso é pré-requisito para obtenção do eAC - Especialista em Administração de Condomínios.


Informações e inscrições
Telefones: 5591-1304 a 1308. E-mail: universidade@secovi.com.br.
Site: www.universidadesecovi.com.br



 

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