ACIGABC

Cidades do grande abc

RIO GRANDE DA SERRA


07.10.2014



Com a área territorial de 37 km², o município é localizado na região metropolitana de São Paulo. O município faz limite com as cidades de: Ribeirão Pires, Suzano e Santo André. A distância aproximada da capital é de 49km².

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, os dados estimados sobre o município eram de:
• População Aproximada: 42 mil habitantes
• Densidade Demográfica: 1.123,9 hab/km².

O município é conhecido por suas tradicionais festividades, como o Festival Gastronômico e Cultural do Cambuci e também, por seus diversos pontos turísticos como a Biquinha Matarazzo, Capela de São Sebastião e a Estação de Trem Rio Grande da Serra.

Atualmente, o prefeito do município é Luis Gabriel Fernandes da Silveira, conhecido popularmente como "Gabriel Maranhão". Luis Gabriel tomou posse em 1° de Janeiro de 2013 e administrará a cidade até o final do ano de 2016.
Rio Grande da Serra

Uma cidade que se tornou rota de comércio. Está é uma das principais características de Rio Grande da serra, que trouxe para o ABCDMRR grande visibilidade por sua proximidade com o litoral – além da divisa com Santo André, Ribeirão Pires e Suzano. Com 37km² de extensão, a cidade é um ponto importante para o crescimento do PIB nacional.

Sua população estimada é de 42 mil habitantes e, justamente por esta rota comercial, o município tem a oportunidade de usar seus festivais, como o Gastronômico e o Cultural do Cambuci, como forma de chamar atenção dos transeuntes. Rio Grande da Serra ainda tem outra rota muito utilizada pelos paulistanos e paulistas, que é a chegada até a Represa Billings.

Os entrevistados comentam o crescimento do mercado imobiliário da região, que foge um pouco do residencial – onde lembram que este ramo se desenvolve devido a grande quantidade de pessoas que se instalaram para aproveitar a rota comercial. Mas o principal ponto são os galpões, que cresceram para abrigar a grande quantidade de empresas que recebem materiais pelos portos de Santos e podem passar por Rio Grande da Serra para chegar a capital.

Impossibilidades imobiliárias
Por ser uma área manancial, a cidade não oferece suporte para crescimento imobiliário expressivo. A legislação também não permite que o município receba indústrias poluentes. Justamente por isto há grande aporte à movimentação turística, cultural e comercial local.

LINKS ÚTEIS:

Site Oficial da Prefeitura:  www.riograndedaserra.sp.gov.br/index.php
Portal da Transparência: www.riograndedaserra.sp.gov.br/transparencia.php

Créditos:
Foto aérea: Celso Lima

Última atualização: 17/11/2014

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.