ACIGABC

Cidades do grande abc

MAUÁ


07.10.2014



Com a área territorial de 61,886 km², o município de Mauá está entre as 50 cidades mais populosas do Brasil. Localizado na região metropolitana de São Paulo. O município faz limite com as cidades de: São Paulo, Ferraz de Vasconcelos, Ribeirão Pires e Santo André. A distância aproximada da capital é de 26km.

Segundo o IBGE, os dados estimados sobre o município eram de:
• População Estimada: 444.136 habitantes
• Densidade Demográfica: 6.463,7 hab/km²

A cidade abriga um dos maiores parques industriais do país, o Polo Petroquímico de Capuava, além de possuir cerca de 17,5 milhões de m² de Zona de Desenvolvimento Econômico (ZDEs), feitas para abrigar empresas nos ramos de logística, materiais elétricos, metalurgia, mecânica, química e petroquímica.

O atual prefeito do município é Donisete Pereira Braga. Braga tomou posse em 1° de Janeiro de 2013 e administrará a cidade até o final do ano de 2016.


Mauá

Com mais de 61 km² de área territorial, o município de Mauá está entre as 50 cidades mais populosas do Brasil, sendo 444.136 habitantes – a terceira mais populosa da região do ABCDMRR, ficando atrás apenas de São Bernardo e Santo André. Dentro das subdivisões da região, o bairro Jardim Zaíra é um dos mais populosos da região. Dividido em sete partes, o bairro concentra aproximadamente 110 mil habitantes. É conhecido como uma “cidade” dentro do município – mesma relação do bairro Itaquera, da zona leste de São Paulo, para a capital paulista.

A cidade abriga, juntamente com Santo André, um dos maiores parques industriais do país, o Polo Petroquímico de Capuava. Composto por quatorze empresas, entre elas a refinaria da Petrobrás, a RECAP. O polo é considerado um dos principais centros econômicos da região.

Mas a cidade vai além do Polo. Possui em torno de 17,5 milhões de metros quadrados de ZDEs(Zona de Desenvolvimento Econômico) – feita para abrigar empresas de diversos setores. Embora lá tenham diversos ramos de atividade econômica, as indústrias químicas, metalúrgicas e empresas de logísticas são predominantes. Empresas como Ultragaz, Saint Gobain, Polibrasil, Chevron-Oronite e a Good Year Gatorback têm sede ou filial dentro do município.

Um dos principais pontos para o crescimento industrial da região é a facilidade no acesso. Além das três estações – Capuava, Mauá, Guapituba – da CPTM, a região faz parte do trecho leste do rodoanel Mário Covas, um dos principais complexos viários do Estado, que interliga as principais rodovias de acesso à capital.

Diferenciais


Nos últimos anos, a cidade teve um crescimento importante no mercado imobiliário. Estima-se que entre os anos de 2010 a 2012, foram lançadas 1.352 unidades em empreendimentos residenciais verticais. Segundo dados das pesquisas realizadas pela ACIGABC: no ano de 2011, 224 unidades foram lançadas, em 2013, o número subiu para 238.

Não é só na parte industrial que a cidade se destaca. Há trinta anos a cidade organiza uma das maiores festividades da região. A festa junina de Mauá – que chegou a sua trigésima edição em 2014 – se destaca principalmente pela sua programação, que a cada ano recebe os principais artistas para os mais diversos públicos, além da tradicional praça de alimentações.


LINKS ÚTEIS:

Site Oficial da Prefeitura:  www.maua.sp.gov.br/
Portal da Transparência: www.maua.sp.gov.br/PortalTransparencia/
Central de Atendimento: www.maua.sp.gov.br/Formularios/CentralAtendimento.aspx


Créditos:
Foto aérea: Celso Lima

Última atualização: 17/11/2014

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.