ACIGABC

Cidades do grande abc

SÃO CAETANO DO SUL


09.10.2014



Com a área territorial de 15,331 km², o município de São Caetano do sul é considerado, em extensão territorial, o menor da região do ABCDMRR. Localizado na região metropolitana de São Paulo, o município faz limite com as cidades de: Santo André, São Bernardo do Campo e São Paulo. A distância aproximada da capital é de 13km².


Segundo uma pesquisa realizada pelo IBGE em 2013, a população estimada do município eram de 156.362 habitantes. Com base no Censo de 2010, a densidade demográfica é de 9.736,03 hab/km².

De acordo com o PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento) em 2010, é a cidade com o melhor IDH (Indíce de Desenvolvimento Humano) do Brasil e também, com o 48° maior PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Sendo a única cidade do ABCDMRR que não é atravessada por nenhuma rodovia estadual ou federal.

Atualmente, o prefeito do município é Paulo Nunes Pinheiro. Pinheiro tomou posse em 1° de Janeiro de 2013 e administrará a cidade até
o final do ano de 2016.

São Caetano do Sul

Com pouco mais de 15 km², São Caetano do Sul, que também faz parte da região metropolitana de São Paulo, é considerado, em extensão territorial, o menor município do ABCDMRR. Mesmo sendo a única cidade da região que não é atravessada por nenhuma rodovia estadual ou federal, faz divisa com os municípios de São Bernardo do Campo, Santo André e principalmente com São Paulo, sendo a cidade mais próxima da capital, apenas 13 km – com fácil acesso aos bairros da Mooca e Vila Prudente, na região leste de São Paulo, além do Tamanduateí, onde fica o shopping Central Plaza.

Desenvolvimento
De acordo com o estudo feito pelo PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), realizado em 2013, o município apresenta os melhores indicadores sociais do país. Considerada exemplar em vários aspectos, São Caetano é a cidade com o melhor IDHM (Índice de Desenvolvimento Humano Municipal – diferente do IDH, que é o índice do todo o Brasil, este fala apenas dos números entre municípios, comparando-os) do país. Com aproximadamente 156 mil habitantes, o índice é o de 0,862, levando em consideração que o índice considera itens como saúde, renda e educação.

Marcada pelo desenvolvimento industrial e automobilístico, a cidade abriga a sede da General Motors do Brasil, além de outras matrizes e filiais de empresas do setor. O comércio é também um forte alvo econômico da cidade, que também abriga a matriz de uma das principais lojas de comércio de varejo, Casas Bahia – uma das maiores lojas físicas, sendo referência em todas as propagandas.

Mesmo não sendo destaque com as escolas públicas e particulares do primeiro ano do ensino fundamental ao terceiro grau do ensino médio, a cidade vem sendo referência em cursos superiores. O município é sede de uma das principais faculdades de tecnologia do Estado, o Instituto Mauá de Tecnologia, que é referência na área de Engenharia e, recentemente, acrescentou em sua grade os cursos de Administração e de Design.

A USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul) vem ganhando prestígio dentro da região nos últimos anos. Referência em cursos de comunicação, como Jornalismo e Publicidade, a universidade conta com benefícios para munícipes. Neste ano, um projeto importante para o município e seus munícipes foi entregue: a oferta de bolsa integral nos cursos de graduação para todos do ABC – que já abrange os moradores da cidade – e semi-integral para pós-graduação.

O sistema urbano da cidade é exemplar, sendo que os faróis de toda a Avenida Goiás, a principal de São Caetano do Sul, têm controle de velocidade. Além disto, sendo considerada uma idade de primeiro mundo, é uma das únicas da região em que o pedestre é valorizado e em grande parte das travessias os veículos dão passagem aos transeuntes. A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) é bem utilizada pela população para ter acesso à capital. Ainda assim a cidade será uma das que receberá a linha 18 – Bronze, do Metrô – que também passará por São Bernardo do Campo e Santo André, além de São Paulo.


Um problema
Se podemos dar destaque a um ponto limitador para São Caetano é sua pequena extensão territorial. A cidade não tem espaço para abrigar grandes empreendimentos, a não ser a partir da compra de terrenos advindos de casas derrubadas. Os terrenos livres são escassos.

Mesmo assim a cidade foi palco de uma grande gama de empreendimentos de alto padrão – os mais vendidos. Quase não existem moradias populares, mas a classe média escolhe a região, principalmente por sua oferta em qualidade de vida, com seu ar de cidade interiorana.

LINKS ÚTEIS:

Site Oficial da Prefeitura:  www.saocaetanodosul.sp.gov.br/
Portal da Transparência: www.portaldacidadania.saocaetanodosul.sp.gov.br/
Portal do Servidor: www.portaldoservidor.saocaetanodosul.sp.gov.br/smarapd/SMARrh.jsp

Crédito:
Foto aérea: Celso Lima

Última atualização:
17/11/2014

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.