ACIGABC

Cidades do grande abc

SANTO ANDRÉ


01.12.2020



Com a área territorial de 175km², o município de Santo André está localizado na região metropolitana de São Paulo, com fácil acesso a capital paulista e as demais cidades da região como: Mauá, São Bernardo do Campo e São Caetano do Sul.

Segundo uma pesquisa realizada em 2013, os dados estimados sobre o município de Santo André eram de:
• População aproximada de 705 mil habitantes
• Densidade Demográfica: 4,03 hab/km2.

No município estão ainda localizados os distritos de Parque Capuava e Paranapiacaba, bem como o subdistrito de Utinga, também chamado de 2º subdistrito.

O atual prefeito do município é Paulo Serra, no cargo pela primeira vez, tomou posse em 1° de Janeiro de 2017 e reeleito em 2020, passará a administrar a cidade até o final do ano de 2024.

Santo André


Com mais de 175 km, Santo André é parte da região metropolitana de São Paulo, fazendo divisa, principalmente, com a região leste da capital – com ligação direta para o bairro São Mateus, um dos mais populosos da região. Santo André conta com mais de 705 mil habitantes.
Mas, além de sua proximidade com a zona leste, temos uma grande variedade de comércios locais no município, que movimentam sua economia. No centro é possível encontrar os mais diversos tipos de lojas, desde comércio alimentício, passando por moda, eletrônicos. A cidade se desenvolveu ainda mais com a chegada da UFABC (Universidade Federal do ABC) – um forte polo de formação de especialistas, principalmente engenheiros, com oito cursos na graduação, cinco no mestrado e doutorado e outros que levam em consideração o crescimento e desenvolvimento territorial e sustentável. Este era o passo que faltava para Santo André abandonar o estigma de cidade do interior. A oportunidade de formar as pessoas que vão desenvolver o município – sejam eles santo-andreenses ou de outros municípios.
Além disto, no município estão localizados o subdistrito de Utinga, além dos distritos de Parque Capuava e Paranapiacaba – que é conhecido por seu festival de inverno e este ano também recebeu uma edição da Flip (Feira Literária de Paranapiacaba).

Outras melhorias
Durante o ano passado tivemos a inauguração do Atrium Shopping – na rua Giovanni Battista Pirelli, 155, no bairro Vila Homero Thon. Além disto, um dos mais importantes da região do ABCDMRR, o Grand Plazza Shopping, passou por uma grande reforma e expansão, garantindo maior comodidade aos consumidores.
A região de Capuava também ganhou atenção especial com a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto. Ainda neste ano, observou-se uma melhora no sistema de saúde com a reforma de três unidades da rede de urgência e emergência. Agora o município conta com seis UPA’s (Unidades de Pronto Atendimento). Outras duas têm construção prevista pela atual gestão, no Centreville/Cidade São Jorge e no Jardim Rina/Capuava.
Uma nova ciclovia está sendo construída na Guido Aliberti, via que acaba de ser reformada juntamente com outra importante, a Lions. A região tem se reestruturado para minimizar o trânsito e melhorar a vida dos munícipes. Atualmente todas as vias levam a uma valorização do cento da cidade e da área onde está situada a UFABC e os shoppings.

Mercado imobiliário
Por tantas possibilidades comerciais, educacionais e pelo desenvolvimento na saúde é que Santo André tem se tornado uma das regiões mais bem quistas para se morar. Com ênfase para a chegada dos estudantes da UFABC, que, vindos de outras cidades do Brasil, se instalaram na cidade, proporcionando grande movimentação em apartamentos e casas que se transformaram em repúblicas estudantis e se renovam a cada semestre. Conforme mostram as pesquisas, tanto da ACIGABC quanto a feita com os entrevistados deste material, o potencial de moradia tem crescido e mostrado boas perspectivas futuras.

Links úteis:

Site Oficial da Prefeitura: www2.santoandre.sp.gov.br/
Portal da Transparência: www2.santoandre.sp.gov.br/index.php/portal-da-transparencia

Créditos:
Foto aérea: Celso Lima

Última atualização: 01/12/2020