ACIGABC

Cidades do grande abc

RIBEIRÃO PIRES


09.10.2014



Com a área territorial de 99 km², o município fica localizado na região metropolitana de São Paulo e faz limite com as cidades de: Ferraz de Vasconcelos, Suzano, Rio Grande da Serra, Santo André e Mauá. A distância aproximada da capital é de 35km².

Segundo o CENSO 2010 do IBGE, a população estimada do município eram de 112.011 habitantes. Com base no Censo de 2010, a densidade demográfica é de 1.116,07 hab/km².

A cidade que é considerada como Estância Turística por seu grande número de eventos e pontos turísticos, recebe anualmente o Festival do Chocolate. A festividade que acontece anualmente desde 2005, é realizada nos meses de Julho e Agosto e é considerada a quinta maior do gênero no Estado de São Paulo.

Atualmente, o prefeito do município é Saulo Benevides. Benevides tomou posse em 1° de Janeiro de 2013 e administrará a cidade até o final do ano de 2016.

Ribeirão Pires

Fazendo divisa com Rio Grande da Serra, Mauá, Santo André, Suzano e Ferraz de Vasconcelos em seus 99 km² de extensão territorial, Ribeirão Pires fica a aproximadamente 35 km da capital paulista. O município está entre os 32 considerados Estâncias Turísticas – título concedido por apresentar características turísticas como: opções de lazer, recursos naturais e culturas específicas – pelo Estado de São Paulo. Por dispor desse título, o município recebe suporte financeiro específico do governo de incentivo ao turismo.

Mesmo intitulado como Estância de Turismo, a cidade ainda é considerada como um município em desenvolvimento, carente de áreas para atividades, mas com vastas opções turísticas que vão desde as festividades, até a mata regional. Alguns pontos turísticos tem grande destaque, como o Mirante de São José e a Vila do Doce.

Entre as comemorações da cidade, acontece anualmente desde 2005 o Festival do Chocolate – evento criado para reforçar o potencial turístico e valorizar a região – e que, segundo o município, é o quinto maior evento do gênero no estado de São Paulo.

Estima-se que, desde a sua primeira até a oitava edição, que aconteceu em 2013, o Festival foi prestigiado por mais de 2,2 milhões de pessoas. Em números, segundo dados da Prefeitura de Ribeirão Pires, em oito edições foi movimentado mais de R$ 33 milhões.

Economia


Por estar inserida em uma área de proteção de mananciais, a cidade não possui atividades industriais de peso como as outras da região, porém, por ser a única estância turística do ABCDMRR, encontra nessa atividade uma das principais fontes de recursos. Além do turismo, a economia também se baseia nos setores de metalúrgica, móveis, plásticos, artefatos de cimento, cerâmica, alimentos e vestuário. As áreas de manancial local, mesmo que a extensão territorial da cidade seja bastante interessante.

Ribeirão Pires vem ganhando destaque após o início de uma nova política de desenvolvimento – que prevê aproximar o Poder Público do empresariado, conhecendo suas demandas e oferecendo o suporte necessário, o que gerou atrativo para investidores que estão buscando novas áreas de expansão. Recentemente a Sorvepan – empresa distribuidora de alimentos – transferiu sua unidade para Ouro Fino Paulista – distrito de Ribeirão Pires.

LINKS ÚTEIS:

Site Oficial da Prefeitura: www.ribeiraopires.sp.gov.br/
Portal da Transparência: www.ribeiraopires.sp.gov.br/pta/
Informação ao cidadão: www.ribeiraopires.sp.gov.br/atendimento-municipe.php

Créditos:

Foto: Gabriel Mazzo
Foto aérea: Celso Lima


Última atualização: 17/11/2014

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.