ACIGABC

Destaque

PRESIDENTE DA ACIGABC EM ENTREVISTA PARA O RD ONLINE - CANAL DO JORNAL REPÓRTER DIÁRIO


16.10.2017



ACIGABC reúne lideranças para discutir desafios no setor imobiliário




A discussão sobre os rumos e desafios do mercado imobiliário na região será foco de congresso promovido pela Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC). O evento Construindo o Grande ABC, em sua 5ª edição, conta com apoio do jornal Repórter Diário e será realizado no dia 25 de outubro, das 8h às 17h, no auditório do Camp São Bernardo (Centro de Formação e Integração Social), rua Suécia, 500, Jardim das Palmeiras.

A atividade é aberta ao público e reunirá gestores públicos, executivos de construtoras, incorporadoras, imobiliárias e administradoras de condomínio, bem como estudantes de engenharia e arquitetura. A programação está recheada de painéis e conversas que pretendem promover um dia de networking e troca de informações sobre o tema.

O vice-presidente do interior do Secov-SP (Sindicato da Habitação), Frederico Marcondes Cezar, abordará o cenário imobiliário em São Paulo e interior (dentro dos dados estatísticos da entidade o ABC é considerado interior), onde será possível conhecer alguns números de mercado.

A programação também conta com apresentação de temas específicos do setor. A gerente de inteligência de mercado do portal Viva Real e do Instituto GEOIMÓVEL, Aline Borbalan, apresentará a pesquisa de intenção de compra de imóveis na região dentro do painel Encontro de Mercado: Já é Hora de Retomar os Lançamentos?

Vale destacar que na última pesquisa imobiliária divulgada pela Acigabc, houve queda expressiva de 71% no número de lançamentos na região, 342 este ano contra 1.1161, em 2016. O reflexo também foi sentido nas vendas que caíram 44% no mesmo período.

Ainda na parte da manhã haverá mais dois painéis, um jurídico, sobre aspectos práticos da reforma Trabalhista para o setor imobiliário coma advogada Marlise Franganiello Damia. “É um tema muito importante, que os empresários estão atentos. E são mudanças significativas, que acreditamos que vai alavancar novamente a geração de emprego e segurança jurídica no setor”, afirma Marcus Santaguita (foto), presidente da Acigabc, em entrevista ao RDtv.

Já o outro painel vai tratar sobre financiamento imobiliário onde será possível conhecer as perspectivas do mercado para a área. A entidade convidou dois bancos públicos, a Caixa Econômica Federal e Banco do Brasil, e dois privados, Bradesco e Santander. Santaguita destaca que com a taxa Selic baixa, a tendência das aplicações financeiras é de migração dos fundos de renda fixa para a poupança.

“O grande financiador do nosso setor é a poupança e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço). A partir do momento que houver retomada das aplicações de poupança, com certeza o nosso setor acaba ficando irrigado com esses recursos”, comenta ao lembrar que a categoria sentiu redução na concessão de financiamentos concedidos principalmente pela Caixa Econômica Federal, que recentemente mudou as regras de entradas para aquisição de imóveis usados de 30% para 50%.

Os secretários de desenvolvimento da região também terão espaço e poderão explanar as políticas públicas dentro do painel O Futuro das Cidades do Grande ABC: Como as Cidades da Região estão Preparando o Desenvolvimento?

Também haverá painéis sobre marketing imobiliário e inovação, além de gestão para acelerar a venda de imóveis. A Acigabc também realizará entrega de medalhas da entidade aos melhores trabalhos de conclusão de curso da turma do 5º ano de engenharia da Fundação Santo André. “Queremos trazer os estudantes para perto, para que eles possam ter uma interface com os empresários”, ressalta.

As inscrições para o congresso Construindo o Grande ABC já estão abertas. Mais informações sobre valores e programação podem ser obtidas pelo site www.acigabc.com.br/construindoograndeabc.

últimos destaques

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.