ACIGABC

Destaque

ACIGABC PARTICIPA DE DEBATES SOBRE O PLANO DIRETOR DE SÃO CAETANO


10.06.2015



Desde janeiro deste ano, a Prefeitura de São Caetano do Sul tem debatido os detalhes do seu Plano Diretor Estratégico. Outros municípios como São Bernardo do Campo e Santo André já trataram sobre o assunto. Em ambos os casos, a ACIGABC esteve presente durante a formulação. Em São Caetano não poderia ser diferente.

O processo se iniciou em abril quando a Prefeitura começou a ouvir os moradores quanto às suas necessidades. Agora, através de uma Comissão de Debate, 17 setores estão participando da discussão, dentre eles o de construção, incorporação e imobiliárias. A Comissão se baseia no seguinte questionamento: “Como a cidade faz para crescer nos próximos anos?”

Em conjunto com Marcus Vinicius Santaguita, Milton Bigucci Junior e Nilson A. Ferreira, diretores da ACIGABC, o empresário Aparecido Viana – que também é dos fundadores da ACIGABC – reuniu dezenas de outros empresários da construção da região onde formaram um grupo de debate que vem enviando sugestões e propostas a serem sugeridas para a prefeitura do município, que têm como principal objetivo estabelecer diretrizes que estejam de acordo com as necessidades da cidade e das construtoras e incorporadoras regionais. Viana ressalta que o Plano Diretor, bem como a revisão de seus detalhes, é uma obrigação das autoridades máximas de um município e que esta deve se atentar aos empresários regionais que demonstram o que é necessário para o desenvolvimento da cidade. “Estamos ouvindo todos, levando as sugestões para a Comissão e encaminhando as sugestões para debate do Plano Diretor. Desde 2010 a cidade está parada, o setor está parado. De 2010 para cá não tem mais movimentação”, ressaltou o empresário.

Um dos principais pontos abordados pelos construtores e que está em debate na Comissão é sobre a revisão da Lei de Zoneamento, que delimita a área que pode ser construída de cada lote. Viana explica que “do jeito que está, não dá para ficar”, pois a falta de lançamentos em São Caetano atrapalha toda sua economia e a cidade não recebe mais empresas, empresários, indústrias e moradores. O empresário da Viana Negócios Imobiliários frisa ainda que o setor de construção civil do ABC é muito importante, tal qual o automobilístico, e por isto precisa de muita atenção, tanto dos empresários do segmento quanto das autoridades que mediam o desenvolvimento municipal.

A ACIGABC - Associação dos Construtores, Imobiliárias e Incorporadoras do Grande ABC - participa ativamente das reuniões com o objetivo principal de garantir cada vez mais o desenvolvimento do mercado imobiliário e da economia do Grande ABCDMRR, gerando um crescimento planejado e sustentável das cidades.

últimos destaques

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.