ACIGABC

Notícias

PREFEITURA DE SANTO ANDRÉ COBRARÁ CDHU A RESPEITO DE OCUPAÇÃO

09.05.2018

Pasta da Habitação levará ao Estado questão que ocorre desde 2016 no Jd.Santo André


Representantes da Secretaria de Habitação de Santo André se reunirão, na próxima segunda-feira, com a presidência da CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano), para discutir ações em conjunto que possam minimizar os impactos da reintegração de posse de ocupação no Jardim Santo André.


Conforme noticiado pelo Diário na quinta-feira, a CDHU aguarda decisão judicial para o pedido de reintegração de posse de cinco terrenos, localizados em sete núcleos do bairro andreense, que tiveram invasões iniciadas em 2016. Enquanto a determinação não sai, a ocupação, 80% instalada em área de risco de deslizamentos, cresce a cada dia.


A preocupação dos moradores locais quanto à remoção das famílias – estima-se que elas somam 3.000 – foi pauta de reunião realizada ontem, na Pasta municipal, entre comissão de lideranças do bairro e o secretário de Habitação, Fernando Marangoni. “A Prefeitura não é titular da área, portanto, não temos gerência direta, mas estamos falando de moradores que são cidadãos da nossa cidade e não ficaremos indiferentes”, pontua Marangoni.


Na sexta-feira, às 9h, o secretário visitará todas as áreas ocupadas para diagnosticar a situação e levar a questão no encontro com os integrantes da CDHU. “Queremos saber em que pé está o processo de reintegração e como está o problema”, diz Marangoni.


“Em um segundo ponto, pediremos que seja feito um cadastro de todos que lá estão, para cruzar dados, sobre quem já está cadastrado, se alguém já recebe auxílio-aluguel, ver o diagnóstico e dar soluções em conjunto (com a CDHU), Prefeitura e comunidade”, acrescentou. Pré-levantamento já feito pela administração municipal dava conta da presença de 1.500 famílias na área.


A produção habitacional para atender a demanda também será ponto colocado pela secretaria, durante o encontro da próxima semana. “Não adianta ter cadastro e não ter um Norte, uma expectativa de produção habitacional para essas famílias. Temos alguns projetos em andamento, de chamamento em conjunto com a CDHU, em áreas contíguas e outras áreas que podemos negociar para que produzam habitações”, salienta o secretário.


Marangoni frisa que, com a reintegração de posse, é necessária uma solução definitiva, tendo em vista que as áreas já passaram por esse processo outras vezes e novas ocupações se formaram. “Não adianta ficar enxugando gelo.”

 
Fonte: http://www.dgabc.com.br/Noticia/2887677/prefeitura-cobrara-cdhu-a-respeito-de-ocupacao

últimas notícias