ACIGABC

Notícias

SANTO ANDRÉ 500 ANOS: ACIGABC MARCA PRESENÇA NO EVENTO DO PROGRAMA DO FUTURO DA CIDADE

12.04.2024

Marcaram presença o vice-presidente da ACIGABC, Bruno Patriani, o presidente deliberativo, Milton Bigucci Junior e o presidente Júlio Diaz


A ACIGABC marcou presença no evento promovido pela prefeitura de Santo André nesta sexta-feira (12), do programa Santo André 500 Anos. Este plano delineia o futuro da cidade em um horizonte de 30 anos, estendendo-se desde sua concepção em 2023 até o marcante marco de 2053, quando Santo André celebrará cinco séculos de história. Ratificado pelo prefeito Paulo Serra e pelo secretário de Planejamento Estratégico e Licenciamento, Acácio Miranda da Silva Filho, o programa busca transcender as limitações temporais das gestões municipais, consolidando-se como uma legislação destinada a moldar o futuro da cidade.

O evento, sediado no Cine Theatro de Variedades Carlos Gomes, reuniu representantes do governo e da sociedade civil para oficializar um inovador projeto de planejamento estratégico em longo prazo. O Santo André 500 Anos destaca-se como uma iniciativa pioneira, que vai além das medidas temporárias adotadas por administrações transitórias e ultrapassa os parâmetros dos planos urbanísticos convencionais, como os planos diretores municipais.

Ideias Tornando-se Realidade: O Compromisso do Santo André 500 Anos

Durante sua intervenção, o prefeito Paulo Serra revelou que a concepção do Santo André 500 Anos surgiu da frustração ao testemunhar anos de estagnação em obras e setores da administração pública. Ele mencionou locais emblemáticos, como o Cine Theatro, ameaçado de demolição apesar de sua relevância histórica, e o Viaduto Adib Chamas, cuja conclusão ficou pendente por um longo período. Serra enfatizou que o programa não está impregnado de questões ideológicas, mas sim focado em resolver questões estruturais essenciais para o desenvolvimento da cidade.

Além disso, o secretário Acácio Miranda destacou o processo de construção do programa, que envolveu a participação ativa da comunidade andreense e a colaboração de instituições locais. Após ouvir mais de 4.000 cidadãos e coletar 331 sugestões das secretarias municipais, o programa foi estruturado em 27 caminhos temáticos, abrangendo áreas como Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Desenvolvimento Urbano, e Inovação e Tecnologia.

O Futuro Desejado para Santo André em 2053

Acácio salientou que o Santo André 500 Anos pertence aos cidadãos, especialmente às gerações futuras. Apesar de ser respaldado por legislação, é crucial que a população se aproprie do planejamento e exija dos futuros gestores sua implementação efetiva. O prefeito Paulo Serra enfatizou que o sucesso do programa depende do engajamento da comunidade e sua capacidade de fazer com que ele se torne uma realidade palpável para todos.



últimas notícias