ACIGABC

Notícias

CTQ ABORDA AÇÕES PELO FORTALECIMENTO DA CONSTRUÇÃO

15.09.2023

Em pauta, os trabalhos em andamento e a atuação futura do comitê


As atuais e as próximas ações pelo fortalecimento das construtoras, empreendidas pelo Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, foram abordadas na reunião do CTQ, conduzida por Rodrigo von Uhlendorff, seu coordenador, com a participação de Yorki Estefan, presidente da entidade.

Tecnologia e Qualidade

Jorge Batlouni, vice-presidente de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP, apresentou os resultados do 24º Seminário Tecnologia de Estruturas e Fundações, que lotou o auditório da entidade. Um total de 92% dos participantes atribuiu notas 9 e 10 ao evento.

Paulo Aridan Mingione, coordenador do GT de Industrialização e Produtividade, apresentou os resultados do webinar sobre o tema realizado em agosto, e que está disponível no Youtube. Comentou aspectos da visita realizada à Ambartech, que fornece produtos pré-fabricados para a construção. A visita mostrou a importância da adoção de modularidade e de investimentos em logística e em preparação dos engenheiros para a industrialização.

Concessionárias e fornecedores

Daniela Ferrari, vice-presidente de Habitação do SindusCon-SP, relatou a reunião realizada com os secretários municipais de São Paulo Alexandre Modonezi (Subprefeituras) e Enrico Misasi (Relações Institucionais), para tratar das questões relativas à Sabesp e Convias. Ela chamou a atenção para a necessidade de se colocar, nos contratos com as empreiteiras, as novas exigências de qualidade em relação ao pavimento das ruas, por ocasião das obras de ligação dos empreendimentos imobiliários à rede de água e esgoto. Estefan informou que será confeccionada uma cartilha orientativa a respeito. Daniela também solicitou às empresas que informem uma previsão de gastos para os próximos meses, a fim de se substituir a caução pelo seguro-garantia.

Renato Genioli, vice-presidente Administrativo do SindusCon-SP, sugeriu a realização de um workshop com a Comgás e o Corpo de Bombeiros, sobre a segurança nas instalações e na utilização de gás.

Roberto Pastor, do GT Concessionárias, relatou reunião realizada com a Enel, para agilização das ligações de energia nos empreendimentos imobiliários. Várias propostas foram apresentadas pelo SindusCon-SP e nova reunião foi marcada.

Flavio Cupperman, coordenador do Grupo de Trabalho sobre Cimbramento, informou reunião realizada com a participação do representante das empresas do segmento. O grupo deverá elaborar um manual de boas práticas a respeito.

Milton Meyer e Fernando Teixeira, do Grupo de Trabalho de Elevadores, comentaram aspectos que podem ser melhorados nos contratos com os fornecedores desses equipamentos. Um guia a respeito deverá ser elaborado.

Responsabilidade social

Haruo Ishikawa, vice-presidente de Relações Capital-Trabalho do SindusCon-SP, anunciou a realização do 13º ConstruSer (Encontro Estadual da Construção Civil em Família), maior evento anual de responsabilidade social da construção paulista, em 28 de outubro, em 9 cidades do Estado. Estefan e José Romeu Ferraz Neto, vice-presidente do SindusCon-SP e presidente da Fiabci Brasil, reforçaram a importância de as associadas contribuírem para o sucesso do evento.

Rosilene Carvalho, gerente do Jurídico, informou que a expectativa do ConstruSer é atingir um total de 14.100 pessoas, entre trabalhadores, seus familiares e voluntários. Haverá atividades lincadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, em saúde, bem-estar e inclusão, entre outras. As empresas que desejarem poderão patrocinar o evento e receberão relatórios a serem utilizados em seus próprios relatórios de boas práticas de ESG (Responsabilidade Ambiental, Responsabilidade Social e Governança), informou Tatiane Santi, gerente Comercial do SindusCon-SP. O Seconci-SP (Serviço Social da Construção), o Sesi-SP e o Senai-SP são correalizadoras do evento.

Cálculo do CUB

Eduardo Zaidan, vice-presidente de Economia do SindusCon-SP, reforçou a importância de as empresas enviarem suas informações de custos para o cálculo do CUB (Custo Unitário Básico) do setor no Estado de São Paulo. Junto com a realização das negociações anuais coletivas com as entidades dos trabalhadores, a publicação mensal do CUB é uma obrigação legal do SindusCon-SP, lembrou.

Normas técnicas, meio ambiente e inovação

Lilian Sarrouf, superintendente do Comitê Brasileiro da Construção (CB002) da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), reafirmou a necessidade de participação dos representantes das associadas do SindusCon-SP na revisão e na elaboração de normas. Ela informou sobre o lançamento da norma de projeto de estruturas de concreto. Anunciou que em breve entrarão em consulta pública as normas derivadas da norma de garantias de edificações. A norma de coordenação modular iniciou seus trabalhos.

Estefan informou que estará em 20 de setembro no Summit da Construção, no Rio de Janeiro, para apresentar a Norma de Garantias. Lilian e Carlos Del Mar, coordenador do Conselho Jurídico do SindusCon-SP, também farão apresentações no evento.

Vanessa Dias, supervisora do Comasp (Comitê de Meio Ambiente) do SindusCon-SP, informou sobre a realização do webinar sobre governança nas práticas ESG, que pode ser acessado pelo Youtube. Relatou como foi o 3º Encontro de Sustentabilidade em Construção, em parceria com a Saint Gobain.

De acordo com Vanessa, a Aliança pela Redução de Gases de Efeito Estufa do Setor da Construção e Incorporação, formada por SindusCon-SP, Secovi-SP e Abrainc, lançou seu site e está caminhando para a elaboração de suas sínteses. A CECarbon, ferramenta para a medição das emissões de gás carbônico, segue sendo aperfeiçoada. A CECarbon passou a ser aceita para a emissão do IPTU Verde da cidade de Salvador. A ferramenta foi apresentada em Salvador e Santa Gertrudes por Lilian Sarrouf. Os trabalhos do GT Tintas seguem, assim como a revisão da norma de resíduos. Em 28 de novembro haverá um workshop sobre infraestrutura verde com o lançamento de manual. O Guia Interativo de Eficiência Energética em Edificações será atualizado e lançado em março de 2024. 

Guilherme Rosa, head do iCON Hub, informou sobre o lançamento do Ciclo 6 do Programa de Inovação Aberta, com a apresentação de novos desafios por parte de duas empresas mantenedoras: Marquise e Trisul. Relatou os trabalhos do Ecosystem’s Match’23, realizado em Fortaleza, que também contou com o lançamento de uma premiação para as startups do Nordeste.

Capacitação e qualificação

Roberto Pastor, diretor da área Educacional do SindusCon-SP, relatou o andamento dos cursos da Universidade Corporativa da entidade, que celebrou seu segundo aniversário em 8 de setembro, com uma pontuação média de 9,6 dada pelos alunos. Ele lembrou que os cursos são montados a partir das necessidades sentidas pelas empresas para a atualização dos conhecimentos de seus profissionais. E informou que continuam os cursos ministrados em parceria com o Senai-SP, para a capacitação da mão de obra dentro dos canteiros.

David Fratel, coordenador do Grupo de Trabalho de RH do CTQ, relatou o andamento da pesquisa sobre a gestão de pessoal das associadas, realizada em parceria com a consultoria Falconi. Informou que um grupo de trabalho está elaborando uma cartilha de boas práticas de RH na construção.

Estefan informou que os trabalhos da reforma tributária continuam sendo acompanhados pelo SindusCon-SP, em conjunto com a Abrainc (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) e o Secovi-SP (Sindicato da Habitação). O acompanhamento agora conta com a representação do advogado Tadeu Navarro, do Conselho Jurídico da entidade, e de Luis Henrique Cidade, na assessoria parlamentar.



últimas notícias