ESCASSEZ DE MÃO-DE-OBRA E SUCESSO NOS LANÇAMENTOS IMOBILIÁRIOS NO ABC SÃO TEMAS DO PODCAST DA ACIGABC

26.08.2024

O segundo episódio do Construindo o Grande ABC, um podcast da ACIGABC, em parceria com o ABC em OFF, trouxe dois temas importantes que foram discutidos por Claudio Gomes, diretor adjunto do SindusConSP na ACIGABC e diretor Regional ABCD do SindusConSP e Paulo Pinheiro, diretor de Imobiliária da ACIGABC: a escassez da mão-de-obra na construção civil e o sucesso de vendas e lançamentos no Grande ABC.

Se por um lado a construção civil no Brasil sofre com a escassez da mão-de-obra especializada, por outro o sucesso no mercado imobiliário no Grande ABC supera os números das 38 cidades da Grande São Paulo, conforme dados divulgados pelo Conselho Regional de Corretores de Imóveis do Estado de São Paulo.

Segundo a entidade, o Grande ABC teve um crescimento de 167,12% nas vendas de imóveis no primeiro semestre. Já nas 38 cidades da Grande São Paulo, o crescimento foi de 20,77% na soma total.

De acordo com Paulo Pinheiro, a estrutura das cidades do Grande ABC, a proximidade com a Capital e o acesso fácil aos municípios através das principais vias do Estado são atrativos fortes que facilitam as vendas dos lançamentos na região.

“Temos uma expectativa de trazer 12 lançamentos na região no segundo semestre”, afirmou o diretor.

Mão-de-obra

A escassez de mão-de-obra qualificada é uma preocupação para o setor da construção civil. Para Claudio Gomes, “esse problema não ocorre somente no Estado de São Paulo, mas no Brasil todo”. A opinião do diretor é confirmada pela Sondagem da Construção de junho desse ano que apontou que a maioria das empresas da construção civil teve dificuldades em contratar trabalhadores qualificados nos últimos 12 meses.

Em Minas Gerais, o Sindicato da Construção Civil também declarou que falta mão-de-obra especializada. “Estamos num movimento de buscar esse pessoal para trabalhar. Estamos buscando reverter essa situação com ações de marketing inclusive”, afirmou o diretor, que citou o aumento de atividades informais como um agravante para a crise.

Veja a íntegra do segundo episódio do Construindo o Grande ABC, um podcast da ACIGABC, apresentado pela jornalista Andréa Brock.