PREFEITURA DE DIADEMA APRESENTA O GEODIADEMA

16.11.2023

Plataforma online integra série de informações e dados geográficos oficiais sobre o município através de mapas interativos disponíveis para toda a população

A Prefeitura de Diadema dá mais um grande salto de qualidade no acesso à informação, com o lançamento do portal GeoDiadema. A plataforma online integra uma série de informações e dados geográficos oficiais sobre o município através de mapas interativos disponíveis para toda a população. O lançamento ocorreu no dia 9 de novembro na Câmara Municipal de Diadema.

O GeoDiadema é um portal online desenvolvido para disponibilizar dados e informações geográficas sobre o município de Diadema. Esta plataforma permite a integração de dados georeferenciados de diversas áreas do conhecimento e visa apoiar o usuário na tomada de decisão de forma segura, confiável e transparente.

O acesso à plataforma para consulta e aquisição de arquivos geográficos permite o acompanhamento dos dados de múltiplos temas em uma única aplicação. São mais de 70 camadas distribuídas entre os 17 eixos temáticos e imagens aéreas do território diademense, que podem ser visualizados num mapa digital, tais como: equipamentos públicos, – incluindo escolas, quadras esportivas, UBS, CRAS, delegacias, entre outros, além de informações sobre demografia, território, segurança pública, hortas e feiras livres, infraestrutura urbana, habitação, sistema viário, mobilidade e transporte, topografia, meio ambiente, legislação e muito mais.

“O projeto GeoDiadema surge para inovar na acessibilidade dos dados. Compreender onde e como os fenômenos interagem com o espaço geográfico é fundamental para permitir que as pessoas, empresas e poder público consigam alcançar respostas rápidas e confiáveis”, destacou Juliana Colli, geógrafa e gestora do projeto.

A plataforma GeoDiadema está organizada em duas partes: site e mapas interativos. Ambos estão absolutamente relacionados. No site, é possível acessar informações sobre plano diretor, metadados e downloads, sumário de dados, mapa interativo, manual do usuário e pesquisa de satisfação. Já nos mapas interativos, o usuário pode manipular e visualizar os dados georeferenciados, consultar informações e tabelas, realizar distintas análises, salvar e/ou imprimir mapas, dentre outras funcionalidades.

Por meio da geotecnologia tornou-se possível executar combinações de mapas, textos, tabelas, gráficos e animação com o propósito de melhorar a comunicação e a disseminação de dados unificados. Assim, o grande volume de dados e informações disponíveis na administração municipal, quando adotados de modo integrado, dão contexto e propósito às informações, mobilizam pessoas, organizam processos e tecnologias com a finalidade de melhor atender a administração pública e os cidadãos.

“Essa novidade é apenas o começo! O GeoDiadema é um sistema bastante dinâmico e em constante transformação. Em breve, haverá novas aplicações, novas camadas temáticas e todos os dados disponíveis em diversos formatos para download”, explicou o secretário de Habitação e Desenvolvimento Urbano, Ronaldo Lacerda.

Para conhecer o GeoDiadema, acesse: https://geo.diadema.sp.gov.br/portal/apps/sites/#/geodiadema  (site) e

e (mapa interativo)

PREFEITURA DE DIADEMA APRESENTA O GEODIADEMA