ACIGABC FAZ 30 ANOS E MARCA TERRENO PERANTE O PODER PÚBLICO

08.08.2018

Com 30 anos de atuação, recém-completados, a Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC) vive um momento de marcar terreno perante o poder público para defender as demandas do setor. Entre as pautas recentes, estão o posicionamento contrário ao aumento do IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano), em Santo André, e à criação do Termo de Compensação Urbanística, que sobretaxa empreendimentos imobiliários em Mauá.

“Avançamos desde o início de nossa história, em 1988, quando um grupo de empresários de São Bernardo se uniu contra uma alteração na Lei de Zoneamento, que seria muito desfavorável. A partir do êxito, surgiu a ACI (Associação dos Construtores e Incorporadores), ainda no âmbito municipal. Com o tempo, nossas demandas foram ampliando e passamos a representar as sete cidades da região e os segmentos de imobiliárias e administradoras de condomínios”, destaca o empresário Marcus Santaguitta, presidente da Acigabc, ao canal RDtv.

Segundo Santaguitta, a politização da sociedade de 2013 pra cá exigiu essa atuação mais intensa. “Sempre nos definimos como apolíticos e apartidários. Hoje não dá mais para ser apolítico. Procuramos marcar uma posição sempre que alguma decisão venha a trazer prejuízos ao setor. A diferença é que nos colocamos ao lado das administrações públicas para encontrar uma solução”, diz.

No caso de Santo André, a associação entende que o imposto precisa ser corrigido, mas que a revisão da Planta Genérica de Valores (PGV) trazia muitas distorções. As discussões sobre o assunto prosseguem.

Em Mauá, aguarda-se a revogação do termo de compensação, sancionado pelo prefeito afastado Atila Jacomussi (PSB). Com a nova taxa compulsória, o município passou a cobrar 10% sobre o custo total das construções acrescido do valor venal do terreno para obras com mais de cinco unidades, além da outorga onerosa facultativa.

Recentemente, a Acigabc também decidiu apoiar o movimento Quem é do ABC vota pelo ABC, bandeira da Acisa (Associação Comercial e Industrial de Santo André), em parceria com a agência Octopus, pelo voto em candidatos da região nas eleições. “Essa aproximação com os agentes políticos visa fortalecer a região e aumentar nossa representatividade, trazendo mais desenvolvimento”, diz.

Para um setor que viveu turbulência e retração de mercado, após o boom imobiliário de 2006 a 2013, a expectativa é de que a confiança dos brasileiros seja retomada e, com isso, os financiamentos imobiliários. O ambiente econômico, avalia Santaguitta, é favorável. “Temos inflação relativamente sob controle e juros baixos. Precisamos acabar com a instabilidade política para que os investimentos voltem ao País. Hoje, as pessoas têm medo da perda do emprego e da redução da renda. Não dá para assumir um compromisso financeiro por 20 ou 30 anos”, adverte.

A aposta é que, com a retomada, Santo André e São Bernardo sigam dominando o cenário imobiliário regional. Diadema, que em 2017 foi a cidade que apresentou mais lançamentos – embalada pela proximidade com a Capital e pelo programa Minha Casa, Minha Vida -, deve se manter atrativa.

Apesar de ter o metro quadrado mais caro da região, São Caetano segue com falta de terrenos, tendo de encontrar saídas para a verticalização. Com poucos arranha-céus e com o metro quadrado mais baixo entre as cinco maiores cidades da região, Mauá tem potencial, porém, é pouco atrativa atualmente devido ao Termo de Compensação Urbanística. “A taxa precisa cair para as empresas voltarem a investir”, alerta Santaguitta.

A Acigabc defende uma linha média de desenvolvimento e com melhor infraestrutura em todo o ABC e não em pontos localizados. De acordo com a localização, Santo André já apresenta valores de metro quadrado mais elevados que São Caetano.

Com cerca de 120 empresas associadas, entre pequenas, médias e grandes – 80% do mercado -, a Acigabc comemora dia 9, no Buffet Napoleão, em São Bernardo, os 30 anos com jantar especial.

Fonte: Repórter Diário