PERFIL LÍDER INAUGURA NOVA FÁBRICA PRÓXIMO AO PARQUE CECAP

20.03.2023

A ACIGABC esteve presente no evento de inauguração. Na foto: Julio Diaz - Vice-presidente da ACIGABC, o empresário Júnior Araújo - Perfil Líder e Milton Bigucci Junior - Presidente da ACIGABC.

Com uma grande festa nas dependências da nova fábrica, na Vila Monteiro Lobato, proximidades do Parque Cecap, em Guarulhos, a empresa Perfil Líder, há 17 anos no mercado de eletrocalhas e outros produtos para instalações elétricas, comemorou, na quinta-feira, 16/3, o retorno de suas atividades industriais na sua cidade de origem. Anteriormente instalada na região de Cumbica e em Bonsucesso, funcionou nos últimos anos em Itaquaquecetuba.

A escolha do local, motivada pela proximidade das rodovias Dutra e Fernão Dias e pelas dimensões ideais encontradas num antigo galpão que estava praticamente abandonado (42 mil m²), foi comemorada pelo prefeito Guti, que ressaltou a importância desse retorno, pelo giro da economia que a atividade irá proporcionar e por trazer para o município aproximadamente 500 novos postos de trabalho, incluindo empregos diretos e indiretos.

Visivelmente emocionado com a conquista, o empresário José Araújo Júnior, conhecido como Júnior Araújo, relembrou dificuldades enfrentadas durante o percurso, especialmente entre os anos de 2014 e 2016, mas celebrando a determinação que tiveram para seguir em frente, o que levou a empresa à expansão atual.

A fala do empreendedor e posteriormente a aclamação dos presentes deixaram evidente sua capacidade de liderar a equipe, de fazer com que acreditem em seus sonhos e lutem por eles, pessoas que ele faz questão de citar como fundamentais para o sucesso de toda a obra. O papel de apoio e confiança por parte da esposa, Tabata Jonson e dos três filhos foi, segundo ele, fundamental em todo o processo. Tabata dirige atualmente outra empresa do grupo, a Eletroferro, que surgiu para ser distribuidora dos produtos da Perfil Líder, mas que teve sua linha estendida perante as necessidades dos clientes, transformando-se em uma completa loja de materiais elétricos.

“Sabemos que nunca é fácil se dividir entre as tarefas de ser empreendedor e ser pai, mas estarei sempre aqui para apoiá-lo nesta caminhada”, disse ela. De acordo com o diretor financeiro, Marcello Andreotti, na contramão do mercado, quando nos últimos anos a atividade industrial foi reduzida, a Perfil Líder conseguiu multiplicar o faturamento e rentabilidade, demandando um aumento na capacidade de produção. Para 2023 há uma estimativa de crescimento de 25 a 30%.

investimento para reconstruir o prédio, onde funcionou a empresa Mannesmann com mais de mil colaboradores e que há anos estava abandonado, transformando-o para ser a nova sede da Perfil Líder, houve a aquisição de uma série de novas máquinas com tecnologia avançada. Para se ter ideia, uma delas garante a produção de quatro calhas por minuto.

“Trata-se de um investimento que está trazendo modernidade, segurança e agilidade a todo o processo”, ressalta Junior Araújo. (veja vídeo no final da reportagem)

Segundo ele, pensando em inovação, a Perfil Líder está ingressando também no sistema de construção a seco, Steel Frame, muito utilizado na Europa, EUA, Canadá e Japão, mas pouco conhecido no Brasil. A construção modular metálica permite entregar ao cliente as peças na medida correta, apenas para serem montadas. O processo vai ao encontro das políticas de sustentabilidade almejadas atualmente por grande parte das empresas e da sociedade em geral.

Os flashes também se voltaram para os ex-jogadores corintianos Ataliba, Biro-Biro, Viola, Chicão, Dinei e Zé Maria, amigos do empresário.

Em meio à apresentação de algumas bandas, o maestro Guilhermo Santiago trouxe uma orquestra de garrafas e contou com ajuda dos convidados, que por alguns momentos foram músicos sob seu comando.

Veja aqui algumas fotos do evento.

Reportagem de Fátima Regina Gilioli, especial para o Click Guarulhos Edição de Valdir Carleto