WORKSHOP TÉCNICO SOBRE A NORMA DE GARANTIAS (ABNT NBR 17170) ESTÁ DISPONÍVEL NO YOUTUBE DA ABRAINC

12.04.2023

ABRAINC, ABNT, CBIC, COBRACON, Secovi-SP e SindusCon-SP realizaram na segunda-feira (03/04) workshop técnico sobre a Norma de Garantias (ABNT NBR 17170) e seu impacto sobre os processos das empresas incorporadoras, construtoras, prestadores de serviços de construção (serviços aos proprietários e condomínios) e administradoras de condomínios.

O evento apresentou condições e análises sobre implantação da Norma de Garantias e adequação de processos, visando a adoção das diretrizes e prazos tecnicamente recomendados, com uma visão técnica para orientar as empresas diretamente envolvidas.

A análise dos tipos de falhas de produção previstas na Norma em cada sistema construtivo e seus componentes e equipamentos, com o foco de reduzir a probabilidade de ocorrência destas falhas, é a principal ação necessária nas empresas incorporadoras, construtoras, prestadoras de serviços aos clientes finais e fabricantes.

Nas administradoras de condomínio, a gestão das incumbências dos responsáveis legais e proprietários no uso, operação e manutenção é o ponto central, assim como a observação e correta orientação sobre a abrangência das garantias agora definidas para cada sistema construtivos.

Durante o workshop foram apresentadas a estrutura, conceitos e diretrizes da ABNT NBR 17170; a lógica e organização dos prazos de garantia tecnicamente recomendados na ABNT NBR 17170; como a Norma deve ser utilizada para a gestão dos processos das empresas incorporadoras, construtoras, prestadoras de serviços e fabricantes e pelas administradoras de condomínio.

Apresentações

A estrutura, conceitos e diretrizes da ABNT NBR 17170 - Maria Angélica Covelo Silva, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia, Diretora da NGI Consultoria e Assistente Técnica da Coordenação da Comissão de Estudos de Elaboração da ABNT NBR 17170.

A lógica e organização dos prazos de garantia tecnicamente recomendados na ABNT NBR 17170

Apresentação Fabricio D’Stefano Munhoz - Engenheiro Civil, Assessor Técnico da ABRAINC e Secretário da Comissão de Estudos da elaboração da ABNT NBR 17170

Apresentação Roberto Matozinhos - Engenheiro Civil, Assessor Técnico da CBIC e Secretário Adjunto da Comissão de Estudos da Elaboração da ABNT NBR 17170

Como a norma deve ser utilizada para a gestão dos processos das empresas incorporadoras, construtoras, prestadoras de serviços e fabricantes e pelas administradoras de condomínio - Maria Angélica Covelo Silva, Engenheira Civil, Doutora em Engenharia, Diretora da NGI Consultoria e Assistente Técnica da Coordenação da Comissão de Estudos de Elaboração da ABNT NBR 17170.

Confira a íntegra do workshop!