ACIGABC

Notícias

ABC TEM 18 MIL PESSOAS A MAIS QUE EM 2017, APONTA IBGE

05.09.2018

A menor cidade do ABC quanto a população, Rio Grande da Serra é também a que mais cresceu de 2017 para cá, 1,67%, segundo os dados divulgados nesta quarta-feira (29) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) na pesquisa Estimativa de População dos Municípios 2018. Comparada com a pesquisa do ano passado a região do ABC cresceu 0,66% em um ano, com acréscimo de 18.148 pessoas. As sete cidades juntas somam 2.771.554 pessoas.


A região tem duas cidades incluídas no ranking dos municípios brasileiros com mais de 500 mil habitantes; São Bernardo, com 833.240 pessoas, e Santo André com 716.109. No comparativo com 2017, Rio Grande foi a que mais cresceu em termos percentuais, mas em números absolutos, a cidade que mais atraiu pessoas, segundo o IBGE é Mauá, cuja população aumentou em mais de 6 mil pessoas, um crescimento 1,33% em um ano. A que menos cresceu foi São Caetano que, segundo o instituto de estatística, recebeu apenas 667 habitantes em um ano.


Na opinião do demógrafo e professor da UFABC (Universidade Federal do ABC) Leonardo Freire de Mello, os dados apresentados pelo estudo, não apresentam grandes novidades e mostram apenas a mobilidade normal que ocorre em regiões metropolitanas. Para o especialista, a infraestrutura da região, principalmente na questão do transporte, é o fator que atrai a maior parte das pessoas. “Há uma tendência natural das pessoas saírem de locais onde as condições de vida são piores e migrar, em busca de trabalho ou habitação. O ABC é mais atraente em função da localização estratégica. Tanto é que muitos empreendimentos imobiliários destinados à classe média baixa estão se concentrando próximos à linha de trem, que é uma importante ligação com o Metrô. O sistema viário da região também é importante fator, a região está em uma posição estratégica, perto da Baixada Santista, da região do Vale do Paraíba, através, principalmente, do Rodoanel”.


Para o presidente da Acigabc (Associação das Construtoras e Imobiliárias do Grande ABC), Marcos Santaguita, muitas pessoas são atraídas à região por conta da infraestrutura e por conta de preços mais atrativos para os imóveis. A fuga do trânsito da Capital é outro motivo. “São Bernardo e Santo André (as maiores cidades da região) são as que costumam se revezar na região na liderança em número de lançamentos. Mas vemos também crescer bastante a cidade de Diadema, muito por conta de financiamentos feitos através do Minha Casa Minha Vida, porém, por causa da crise econômica, o mercado está difícil para o setor, as construtoras estão apostando muito em liquidar o estoque de imóveis. Hoje o estoque é de aproximadamente 1,8 mil unidades, que em tempos bons se consumiria em seis meses”, comenta.


Apesar da crise o dirigente da Acigabc, aposta em um horizonte promissor. “O crédito deve começar a aparecer e aquecer o mercado; os bancos já estão sinalizando para isso, a própria Caixa já se prepara para anunciar planos com juros menores. Isso pode ajudar a resolver um déficit habitacional na região que atinge 100 mil pessoas”, enumera. E essas pessoas ainda sem sua casa própria vão enfrentar a concorrência de quem vem de outras regiões, como a Capital, segundo Santaguitta. “Os imóveis na Capital, custam cerca de 30% mais, e a região oferece, por exemplo a possibilidade do trabalhador chegar mais rápido ao trabalho, pois a nossa infraestrutura de transporte é boa, mas poderia ser melhor com a linha 18-Bronze, do Metrô, que ainda não saiu do papel”.

https://www.reporterdiario.com.br/noticia/2556037/abc-tem-18-mil-pessoas-a-mais-que-em-2017-aponta-ibge/

últimas notícias