ACIGABC

Notícias

PODE COMEÇAR A VALER A PENA O FINANCIAMENTO CORRIGIDO PELA POUPANÇA

07.01.2022

Os financiamentos imobiliários com juros corrigidos pela caderneta de poupança, modalidade escolhida por muitas pessoas que compraram imóveis nos últimos tempos, surpreendeu muita gente depois que a SELIC iniciou um ciclo de alta. Parcelas que começaram com um valor acessível e ficaram muito mais altas de uma hora pra outra se tornaram um grande problema para muitos mutuários que não tinham o devido preparo e a devida instrução e tiveram que arcar com este aumento.


No entanto, o que para muitos se tornou motivo de preocupação, agora chega um certo alento: com o último aumento da taxa SELIC, que chegou a 9,25% aa, a Poupança passa a render o valor de 6,17% aa, ou seja, o financiamento imobiliário desta modalidade atingirá o seu teto e as prestações irão parar de aumentar - pelo menos nesta proporção, pois como alerta Bruno Lessa, diretor de marketing da ACIGABC, diretor do Portal VGV e criador do canal Antes das Chaves, é possível que as parcelas ainda aumentem devido à correção do saldo devedor pela TR (que não está mais zero) e também por outras questões como seguro de vida, tarifas, etc.

Levando em consideração o atual cenário em que a taxa desta modalidade chegou ao seu ápice, Pode começar a valer a pena o financiamento corrigido pela Poupança . “Para novos contratos que começarem agora, dependendo do resultado da simulação, ou seja, se o valor da parcela pela modalidade com correção pela Caderneta de Poupança for semelhante ao das linhas pré-fixadas, é possível que ele se torne um negócio atrativo, pois como esta linha tem juros flutuantes e já está no seu limite, não irá aumentar mais… porém, se voltarmos a ter um cenário de juros baixos no futuro e a SELIC for abaixo de 6,17% aa, as parcelas irão ficar mais baixas. É um caso a se analisar”, afirmou Bruno Lessa.

A grande pergunta agora é: sabendo desta realidade, será que os bancos continuarão oferecendo esse tipo de financiamento ou preferirão a linha pré-fixada com ganhos garantidos?

Veja mais detalhes em nossa análise exclusiva no vídeo abaixo do nosso canal no YouTube.





últimas notícias