DESAFIOS E ESTRATÉGIAS PARA ENFRENTAR POSSÍVEIS AUMENTOS NOS CUSTOS DE CONSTRUÇÃO

14.03.2024

O mercado imobiliário está sob alerta diante das perspectivas de reajustes nos custos de construção. Conheça as estratégias para enfrentar esse desafio.

Impacto dos Reajustes nos Materiais de Construção e Custos de Obra

O Índice Nacional de Custo da Construção (INCC) tem se mantido estável recentemente, mas movimentações no mercado sugerem possíveis reajustes, com alguns fornecedores buscando aumentos significativos, chegando a 10%. Isso tem acendido a luz amarela para construtoras e incorporadoras, que já iniciam negociações para minimizar os impactos em suas obras e proteger suas margens de lucro.

Entrevista Exclusiva com Julio Diaz, Presidente da ACIGABC

Em uma entrevista concedida a Bruno Lessa, diretor do Portal VGV, Julio Diaz, presidente da ACIGABC e experiente construtor e incorporador, ofereceu insights valiosos sobre as razões por trás desses reajustes e estratégias para que as empresas do setor possam se resguardar e manter o equilíbrio econômico em suas obras.

Motivações dos Fornecedores e Estratégias de Negociação

Julio Diaz destaca que as pressões do mercado são motivadoras para os reajustes, mas ressalta a importância de buscar alternativas para evitar impactos desproporcionais nos custos de construção. Por meio de negociações estratégicas e parcerias sólidas com fornecedores, as empresas podem minimizar esses aumentos sem comprometer sua rentabilidade.

Dicas para Construtores, Incorporadores e Investidores

As informações compartilhadas por Julio Diaz são essenciais neste momento de incertezas. É fundamental buscar atualizações constantes e se preparar para enfrentar os desafios do mercado imobiliário. As empresas precisam estar atentas às tendências e movimentos do mercado para garantir uma atuação sólida e estratégica.

Complementando a Análise com o Programa FOCO VGV

Além da entrevista com Julio Diaz, recomendamos o vídeo do programa FOCO VGV, conduzido pela jornalista Christiane Pelajo, que abordou o tema com maior profundidade. A análise oferecida no programa proporciona uma perspectiva enriquecedora sobre os desafios e oportunidades no mercado imobiliário frente aos possíveis aumentos nos custos de construção.

Mantenha-se Atualizado e Bem Informado

Para todos os interessados no setor imobiliário, seja como profissionais ou investidores, é crucial acompanhar as análises e insights oferecidos pela ACIGABC e pelo Portal VGV. A informação é a chave para uma atuação estratégica em um mercado em constante evolução.

Diante das possíveis oscilações nos custos de construção, é essencial estar preparado para enfrentar os desafios que surgem no mercado imobiliário. Com informações atualizadas e estratégias bem definidas, as empresas podem se manter competitivas e adaptadas às mudanças, garantindo o sucesso de seus empreendimentos. Acompanhe as análises e orientações oferecidas pela ACIGABC e pelo Portal VGV para se manter sempre à frente no setor imobiliário.