CONHEÇA O ESTUDO SOBRE EVOLUÇÃO DAS CONSTRUTECHS NO BRASIL

06.12.2023

Startup Landscape: Construtechs acaba de ser lançado pela Liga Ventures e Secovi-SP

A Liga Ventures, maior rede de inovação aberta da América Latina, que conecta startups e grandes empresas para geração de negócios, e o Secovi-SP  anunciam o lançamento do estudo que mostra a evolução das construtechs no País. Ao todo, foram mapeadas 251 startups que estão ativas e utilizam diferentes tecnologias, com o objetivo de transformar o universo da construção civil e entregar melhores soluções e produtos para os consumidores.

O levantamento aponta que as construtechs estão divididas em 24 categorias: gestão e controle de obra (10,76%); cotação e compra de insumos (7,17%); realidade virtual e interatividade (5,58%); redução e destinação de resíduos (5,58%); construção modular (4,78%); prospecção e geração de leads (4,78%); fidelização de clientes (4,78%); desenvolvimento imobiliário (4,38%); orçamento de obra (4,38%); smart buildings (4,38%); conteúdo e educação (3,98%); gestão de colaboradores (3,98%); inspeção e monitoramento (3,98%); novos produtos e insumos (3,98%); reforma (3,98%); inteligência imobiliária (3,59%); captação de recursos (2,79%); contratação de mão de obra (2,79%); gestão administrativa (2,79%); planejamento de obra (2,79%); pós-obra (2,79%); gestão de estoques (2,39%); segurança no trabalho (2,39%) e aluguel e aquisição de maquinários/equipamentos (1,2%).

Em relação ao ano de fundação das startups, cerca de 26,4% delas foram criadas entre 2019 e 2022. Já as principais categorias de construtechs ativas fundadas de 2020 a 2023 foram cotação e compra de insumos (18%); construção modular (12%); realidade virtual e interatividade (9%); geração e controle de obra (6%) e inspeção e monitoramento (6%);

“As construtechs são peças fundamentais para o mercado de construção civil e estão incentivando cada vez mais a modernização do setor. Além de impulsionar a eficiência e a inovação do segmento, trabalhar em parceria com essas startups oferece às empresas a oportunidade de incorporar tecnologias avançadas internamente, que otimizam os processos; promover a sustentabilidade, pauta que é cada vez mais relevante na nossa sociedade, e elevar os negócios a um novo patamar, ajudando a entregar soluções que atendam às reais necessidades da população”, analisa Guilherme Massa, cofundador da Liga Ventures.

Sobre os investimentos no setor, foram realizados 21 deals entre janeiro de 2022 e novembro de 2023, que movimentaram cerca de R$ 748 milhões. As startups de construção modular (66%) e desenvolvimento imobiliário (18%) tiveram a maior participação no montante total investido no período.

O estudo traz também as regiões com maior distribuição de startups ativas. No primeiro lugar do ranking está São Paulo (41%), seguido por Minas Gerais (14%), Paraná (12%), Santa Catarina (11%), Rio Grande do Sul (6%), Rio de Janeiro (5%), Distrito Federal (3%), Goiás (2%), Pernambuco (2%) e Bahia (1%).

Outro dado interessante se refere à análise da maturidade das construtechs mapeadas, onde 29% são emergentes, 42% estão estáveis, 21% são nascentes e 8% delas disruptoras. Com relação às tecnologias mais aplicadas, destacam-se Marketplace (23%), Dashboard (17%), Data Analytics (15%), API (14%) e Relatórios Automatizados (12%). Já referente ao público-alvo, o estudo mostra que 93% das startups têm como foco o mercado B2B.

“O Secovi-SP, por meio do seu Núcleo de Empreendedorismo e Inovação (NE), tem buscado aproximar o mercado imobiliário das startups. Dentre outras, desenvolve iniciativas como o Hub MoviMente e parcerias com players importantes na área de inovação”, afirma Rodrigo Abrahão, coordenador geral do NE.

“Apoiar a divulgação deste importante estudo sobre as construtechs no País, por meio da parceria com a Liga Ventures, reforça o compromisso do Secovi-SP em estar cada vez mais próximo e ampliar a visibilidade deste ecossistema de startups, que desenvolve soluções para os setores da construção civil e do mercado imobiliário”, destaca Abrahão.

Para realizar o estudo foram utilizados dados da ferramenta Startup Scanner, plataforma criada pela Liga Ventures que identifica e acompanha dados de startups do Brasil e América Latina para que grandes empresas, pesquisadores e empreendedores possam entender as movimentações do mercado e encontrar oportunidades de negócios sinérgicos à sua atuação.

Clique aqui e conheça o estudo Startup Landscape: Construtechs.