SELIC SEGUE EM 13,75%… COMO FICA O MERCADO IMOBILIÁRIO?

05.05.2023

Acompanhe mais detalhes em nossa análise exclusiva.

Nesta última quarta-feira, 3 de maio, o COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) decidiu manter a Selic, taxa básica de juros da nossa economia, em 13,75% ao ano.

Apesar de ser esperado pelo mercado, havia uma esperança de uma parcela da sociedade de que a taxa pudesse começar um processo de baixa ou, pelo menos, uma sinalização de que pudesse baixar no horizonte próximo, mas não foi o que ocorreu. Em ata divulgada após a reunião, o Copom foi firme no seu discurso defendendo a manutenção e, inclusive, citando que não hesitará em fazer novos ajustes caso necessário – embora este seja um cenário improvável conforme citado pelo próprio colegiado.

Para o mercado imobiliário isso indica que deverá ocorrer um maior desaquecimento das vendas de imóveis que utilizam o financiamento, como é o caso dos imóveis prontos que utilizam as linhas de crédito com funding SBPE.As taxas de juros oferecidas pelos bancos para os clientes finais no financiamento imobiliário não devem baixar no curto ou médio prazo, pois com a Selic mantida neste patamar e o esvaziamento dos recursos depositados em caderneta de poupança, o custo de captação dos bancos segue alto e isso se reflete nas taxas oferecidas. Já o mercado de imóveis na planta, que vem apresentando bons números, deve continuar neste patamar – embora novos lançamentos possam ser reavaliados pelas incorporadoras no médio prazo.

Nós do Portal VGV seguiremos atentos aos desdobramentos da manutenção da Selic em 13,75% ao ano e os impactos que ela traz para o setor imobiliário e seguiremos informando nossa audiência. Para ficar sempre informado sobre este tema e sobre outros que impactam o nosso mercado, siga nossas redes sociais, se inscreva no nosso canal e assine gratuitamente o Boletim VGV.

Acompanhe mais detalhes na análise exclusiva que o Diretor de Marketing e Comunicação da ACIGABC, Bruno Lessa, fez para o Portal VGV.