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SETOR IMOBILIÁRIO MOSTRA CONFIANÇA NA VALORIZAÇÃO DO GRANDE ABC

24.05.2021

Presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC), Milton Bigucci Junior afirmou que o setor não tem dúvidas quanto à valorização das áreas próximas às estações do BRT (sigla em inglês para ônibus de alta velocidade), que será construído na região. Bigucci ponderou que, muito embora a expectativa da região fosse por linha de Metrô, todo sistema de transporte que seja eficiente e de fácil acesso tem potencial para atrair tanto novas habitações quanto empreendimentos comerciais.


“Em São Paulo a prefeitura fomenta que sejam implementados empreendimentos no entorno das estações, normalmente são o que chamamos de imóveis com fachada ativa, ou seja, um comércio no térreo e nos andares superiores apartamentos, alguns sem vagas de garagem pela proximidade com o sistema de transporte”, citou.

Bigucci lembrou que, se assim como em São Paulo, as prefeituras das cidades por onde vai passar o BRT-ABC – Santo André, São Bernardo e São Caetano – decidirem pela atualização de seus planos diretores, aumentando as possibilidades de áreas construídas no entorno das paradas, a associação está à disposição para participar do diálogo e colaborar. “Além de conhecimento técnico, somos moradores da região e temos o total interesse pelo desenvolvimento do Grande ABC”, concluiu.

Especialista em inovação e tendências, Arthur Igreja destacou que os potenciais de valorização são, principalmente, para estabelecimentos comerciais, pois terão ao redor das estações e proximidades um fluxo concentrado de pessoas. “Isso é desejado para todo tipo de lojas e restaurantes, o que pode trazer apreciação. Para as residências também é importante em razão da conveniência de ter acesso a Metrô, ônibus e trem. Então, para muita gente isso é altamente desejável por ter um deslocamento menor e mais agilidade na mobilidade”, pontuou.

Igreja ponderou que problemas podem aparecer aos vizinhos durante o período da obra, já que alguns espaços ficam inviabilizados, há interrupção de trânsito, eventualmente pode precisar de desapropriações, mas o benefício depois de tudo pronto compensa. “Alguns pontos da cidade podem ficar mais complexos com relação a isso, o que pode envolver questões de segurança e gargalos de trânsito até que não esteja 100% pronto”, explicou.

O especialista afirmou que o BRT é um modal de transporte extremamente interessante, pois é mais uma alternativa de mobilidade urbana. “As cidades que funcionam bem com o BRT quase que eliminam a necessidade de carros. Isso se reflete em termos de poluição, perda de tempo em engarrafamentos e custos com estacionamento. No mundo ideal, o transporte público é dominante”, declarou Igreja.

Mesmo em áreas hoje pouco adensadas, como é a maior parte da Avenida Lauro Gomes, o especialista afirma que os benefícios serão sentidos. “As novas estações do BRT, com certeza, serão pontos valorizados em razão do alto fluxo de pessoas. Serão excelentes atrativos para a instalação de comércios diversos, entre eles, shoppings, lojas, restaurantes, bem como prédios residenciais e casas”, pontuou. “Os usuários sempre buscam comodidade e conveniência. A procura por negócios e oportunidades comerciais ao redor de todo trajeto do BRT tende a ser uma crescente, bem como a valorização imobiliária local”, finalizou.

Veja a matéria completa: Estado projeta que BRT vai gerar 3.000 empregos



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