ACIGABC

Notícias

ALTA DA SELIC NÃO FREOU O MERCADO IMOBILIÁRIO

06.07.2022

Se você acompanha o noticiário econômico em geral, é bem provável que tenha conhecimento do ciclo de alta da Taxa Selic, a taxa básica de juros da nossa economia que de certa forma baliza as taxas de juros finais praticadas pelos bancos e instituições financeiras.


Sempre que movimentos de alta de juros como este ocorrem, ainda mais com a manutenção destas taxas em patamares mais elevados, é normal surgir a reflexão sobre os impactos que isso pode gerar na economia real e, especificamente no nosso caso, no mercado imobiliário.

Entretanto, contrariando a teoria, o setor imobiliário parece ignorar estes aumentos de taxas de juros e segue resistente e em alta. Além dos recordes em vendas, temos testemunhado também alta nas vendas, alta no financiamento imobiliário e alta até mesmo nos lançamentos imobiliários. Ou seja…. A Alta da Selic não parou o mercado imobiliário.

O que explicaria este fenômeno? De acordo com Bruno Lessa, diretor do Portal VGV, “a grande demanda por imóveis que estamos vivendo neste momento e também a busca por muitos compradores, tanto para moradia quanto para investimento, de ativos seguros capazes de preservar o seu valor ao longo do tempo, algo importante em momentos de alta inflação como o atual”, explica.

E você? Acredita que o mercado seguirá em alta ou deverá ocorrer alguma correção como temos visto em outros ativos mundo afora?

Acompanhe mais detalhes no vídeo do canal do Portal VGV no YouTube.





últimas notícias