STARTUPS IMOBILIÁRIAS DEMITEM. CONSTRUÇÃO CIVIL CONTRATA.

13.07.2022

Startups imobiliárias que alçaram o status de unicórnio anunciam grandes cortes de funcionários, muitas vezes na casa das centenas. Já a tradicional construção civil vai na contramão e registra grandes números de contratações. Somente no mês de maio foram mais de 35 mil empregos formais criados.

Obviamente não estamos fazendo uma comparação entre os negócios que são completamente distintos e tampouco sobre o perfil da mão de obra dispensada e/ou incorporada nos negócios da empresa. Porém, este episódio dá luz a uma importante questão no mercado imobiliário.

Após captar muito dinheiro com investidores mundo afora, as startups imobiliárias anunciaram um plano de expansão muito ousado e vigoroso, sobretudo muito pautado em aquisições de outras empresas que complementam o seu ecossistema de atuação. Como a lógica deste tipo de negócio é distinta de uma empresa tradicional, ou seja, o lucro não é o primeiro objetivo no curto prazo, muito se questionou sobre a sustentabilidade desse modelo. Mais complexo ainda, após os anúncios de cortes e demissões, muito se especulou se o mercado imobiliário em si não estaria dando sinais de que a festa estava no fim.

No entanto, em meio a tudo isso, a construção civil - mola propulsora da economia - segue mostrando extremo vigor. Com diversos empreendimentos lançados recentemente, é chegada a hora de iniciar as obras e com isso o setor registrou somente em maio a incrível marca de mais de 35 mil empregos formais. Como os lançamentos estão sendo bem vendidos, o apetite das incorporadoras segue aguçado e novos empreendimentos estão com o lançamento sendo realizados.

Tudo isso que, mesmo em meio a um cenário que aparentemente é caótico com novos anúncios de demissões aparecendo a cada semana, o mercado imobiliário brasileiro vai muito bem, obrigado.

Veja a análise que o diretor de marketing e comunicação da ACIGABC fez sobre esse tema: