REDUÇÃO DE JUROS E AUMENTO DA RENDA NO CASA VERDE E AMARELA

15.07.2022

No dia 7 de julho foi aprovado duas importantes medidas que impactam a Habitação popular: Redução de juros e aumento da renda no Casa Verde e Amarela. Ambas foram aprovadas pelo Conselho Curador do FGTS em reunião extraordinária.

O colegiado aprovou a redução dos juros para os financiamentos imobiliários na linha Pró-Cotista em dois níveis: para os imóveis de até R$ 350 mil, a queda foi de 1% (ficando em 7,66% aa). Já para os imóveis acima de R$ 350 mil, a redução foi mais modesta, caindo 0,5% (ficando em 8,16% aa).

Já no programa Casa Verde e Amarela, uma ótima notícia que já vinha sendo há muito tempo aguardada pelo mercado: o limite de renda familiar por parte dos adquirentes de imóveis no programa foi elevado. Na chamada faixa 2 (ou grupo 2), o valor máximo de renda bruta familiar que era R$ 4 mil passou agora para R$ 4,4 mil. Já para os imóveis enquadrados no chamado Grupo 3 (ou faixa 3), o limite que até então de R$ 7 mil passou agora para R$ 8 mil.

Estas medidas certamente ajudarão a impulsionar a habitação popular no curto prazo, especialmente as negociações que já estavam em andamento, porém na visão de Bruno Lessa, diretor de markenting e comunicação da ACIGABC e diretor do portal VGV, elas não resolvem o maior entrave da habitação popular no Brasil que é o aumento dos custos. “O mercado de habitação popular vem sofrendo há tempos com a alta dos custos, tanto custo de terrenos quanto de custos de construção. Isso acaba impedindo que mais empreendimentos sejam lançados pelas incorporadoras que não conseguem lançar no mercado um produto que consiga se enquadrar nos valores do programa habitacional e que se adequem ao potencial de compra das famílias”, comentou.

Acompanhe mais detalhes nesta análise exclusiva.