ACIGABC

Notícias

ALUGUEL RESIDENCIAL MANTÉM ESTABILIDADE NA CAPITAL PAULISTA

20.01.2017

De acordo com pesquisa realizada pelo Secovi-SP, no acumulado de 12 meses, a retração foi de 0,5%









A Pesquisa Mensal de Locação do Secovi-SP (Sindicato da Habitação) mostra estabilidade no valor médio do aluguel residencial na cidade de São Paulo. No acumulado de 12 meses, a variação negativa foi de 0,5%. No mesmo período, o IGP-M (Índice Geral de Preços - Mercado) registrou alta de 7,2%. Em dezembro, a queda foi de -0,2% em relação à novembro.

"Os números mostram que persiste grande diferença entre o IGP-M e os preços dos aluguéis", explica Rolando Mifano, vice-presidente de Gestão Patrimonial e Locação do Secovi-SP, destacando que o ano de 2016 caracterizou-se pela queda nos valores de locação, em razão da flexibilização das negociações entre proprietários e inquilinos, dada a situação econômica do País e o aumento dos estoques de imóveis vagos.

"Para 2017, esperamos uma reação do mercado, tendo em vista as medidas governamentais tomadas até agora com vista a atenuar a crise econômica", afirma Mifano.
Os imóveis de 1 e 2 dormitórios tiveram quedas de, respectivamente, 0,3% e 0,6% em dezembro, enquanto que os aluguéis dos imóveis de 3 dormitórios tiveram alta de 0,9% nesse mesmo período.

Garantias locatícias
O tipo de garantia mais usado foi o fiador, que respondeu por 45,5% dos contratos efetuados. A segunda modalidade mais frequente foi o depósito de até três meses de aluguel, que foi usado em 37% dos imóveis locados. O seguro-fiança foi a garantia escolhida em 17,5% das residências alugadas.

Índice de Velocidade de Locação
O IVL (Índice de Velocidade de Locação), que avalia o número de dias de espera até a assinatura do contrato de aluguel, indicou que o período de ocupação foi de 18 a 45 dias.

Os imóveis alugados mais rapidamente foram as casas e os sobrados: 18 a 42 dias. Os apartamentos tiveram ritmo de escoamento mais lento: de 25 a 51 dias.

(Redação - Agência IN)

últimas notícias

NEWSLETTER

Receba informações sobre os eventos e iniciativas da ACIGABC em seu e-mail. Cadastre-se abaixo.