CONSTRUÇÃO CIVIL BUSCA APOIO PARA REDUZIR PREÇO DOS MATERIAIS DE CONSTRUÇÃO

01.07.2021

Milton apontou que alguns aumentos de preço foram considerados como “oportunistas” pelo setor

Um dos primeiros setores a retomar em meio a pandemia, a Construção Civil segue crescendo, porém, com um obstáculo: o preço dos materiais de construção. Ao RDtv do dia 21/6 o presidente da Acigabc (Associação dos Construtores, Imobiliárias e Administradoras do Grande ABC, Milton Bigucci Júnior, falou sobre as conversas das empresas com o Ministério da Economia para tratar sobre o assunto.

Nesta semana, representantes do setor vão conversar com o ministro da Economia, Paulo Guedes, para falar sobre a possibilidade de redução de alíquotas em relação aos materiais para evitar um preço final mais alto para o consumidor, o que poderia dificultar as vendas.

“O setor veio em uma crescente e não foi um soluço, foi uma crescente sustentada e em crescente permanência, e acredito que vai se manter, porém, no início as indústrias de materiais de construção não acreditavam muito nessa crescente. Por exemplo, as indústrias siderúrgicas desligaram os alto fornos, as minas de cobre no Chile também pararam a produção e o setor (da construção civil) voltou forte e na China também foi forte, o que trouxe uma maior demanda e pouca oferta”, explicou.

Um dos principais pontos de dificuldade com o aço. As empresas nacionais, aproveitando a cotação do dólar acima dos R$ 5, preferem vender para o exterior, o que acaba gerando um prazo maior para atender o comércio interno, o que por consequência aumenta os preços e por fim, pode encarecer o apartamento. Estes pontos serão levados para Guedes nesta semana.

Conversas regionais

Enquanto busca um acerto junto ao Governo Federal, o setor também está de olho na região, principalmente em formas de conseguir maior liberdade para fortalecer os principais eixos urbanos e valorizar bairros que ainda contam com terrenos para serem explorados.

O principal ponto da conversa é o Plano Diretor que será atualizado neste ano por todos os municípios. Milton revelou que foi chamado para uma conversa com a Prefeitura de Santo André, algo que foi considerado positivo pelo setor. São Bernardo teve conversas sobre outros temas e no caso de São Caetano, todos estão procurando um espaço para o debate, pois, não houve qualquer novidade sobre a área no município.

A ideia principal é aproveitar os novos projetos existentes no ABC como o caso do BRT (ônibus de alta velocidade, em inglês), aproveitando espaços próximos por onde o futuro modal vai passar para conseguir atrair novos clientes.

Outro ponto é incentivar leis para o Retrofit, ou seja, espaços comerciais ociosos que podem ser transformados em habitações. Para isso, além de novas leis, Milton vê a necessidade de se pensar em uma maior liberdade sobre o espaço destinado ao apartamento.

“O Poder Público não deveria exigir sobre a metragem do apartamento, sobre o número de vagas. O Poder Público deveria focar em ações de segurança, agora isso deveria ficar a cargo das construtoras”, seguiu.