ACIGABC

Notícias

SISTEMA CONSTRUTIVO REDUZ EM 30% CUSTO DE MORADIAS E CONTRIBUI PARA A DIMINUIÇÃO DO DÉFICIT HABITACIONAL NO BRASIL

16.08.2016

Apartamento de 50 m² será construído em alvenaria estrutural de blocos de concreto durante o Concrete Show 2016. Solução é a mais utilizada em programas como o Minha Casa, Minha Vida

Para evidenciar a economia que os blocos de concreto podem trazer à construção, a Associação Brasileira da Indústria de Blocos de Concreto – Bloco Brasil – construirá dois apartamentos de cerca de 50 m², nos moldes das moradias tipo CDHU, durante o 10º Concrete Show South America. O presidente da Bloco Brasil, Ramon Barral, comenta que “a iniciativa é muito importante para fornecer informação completa sobre esse sistema construtivo aos profissionais da construção civil brasileira”.

Uma das estruturas será efetivamente construída até a altura das janelas e a outra terá apenas as dimensões de piso marcadas a fim de formar um “antes e depois”. O consultor técnico da Bloco Brasil e arquiteto, Carlos Alberto Tauil, explica que o sistema construtivo em alvenaria estrutural com blocos de concreto dispensa a construção de vigas e pilares, uma vez que a própria parede erguida já é utilizada como estrutura do apartamento. “As paredes do apartamento em exposição serão erguidas até a metade para mostrar também como funciona a passagem das instalações, o assentamento dos blocos, entre outras ações”, afirma.

Segundo Tauil, esse sistema construtivo é o mais utilizado nas moradias dos programas habitacionais brasileiros, como o Minha Casa Minha Vida (MCMV), e vem contribuindo há algumas décadas para diminuir o déficit habitacional do Brasil. “É um sistema que chega a ser até 30% mais econômico do que a construção convencional em edificações de até dez pavimentos por oferecer uma construção rápida e industrializada”, salienta.

A ação durante o Concrete Show contará com a participação de pedreiros aprendizes orientados por instrutores da Escola Orlando Laviero Ferraiuolo – Senai (SP).

Norma de Desempenho – Além da economia, esse tipo de moradia também oferece ao comprador plena garantia quanto à qualidade do imóvel por atender às normas estipuladas, tanto em relação ao produto bloco quanto à execução da construção. “Ao lado dos apartamentos expostos no Concrete Show, teremos painéis informativos com os valores de desempenho de paredes de blocos de concreto requeridos pela Norma de Desempenho de Edificações da ABNT (NBR.15.575:2013) avaliados para o tipo de habitação do MCMV”, afirma o consultor técnico da Bloco Brasil.

O 10º Concrete Show South America acontece de 24 a 26 de agosto no São Paulo Expo (antigo Centro de Exposições Imigrantes). Mais informações sobre como participar e visitar o Concrete Show estão disponíveis no site do evento: http://www.concreteshow.com.br/

últimas notícias